Facebook anuncia recursos em fotos e vídeos para combater exploração infantil

Por Felipe Ribeiro | 01 de Agosto de 2019 às 17h00
Shutterstock

O Facebook anunciou novos recursos de segurança com base em Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (IA) para seus vídeos e fotos. Segundo a rede social, serão disponibilizadas tecnologias de correspondência de foto e vídeo ("video-and photo-matching") em código aberto que podem detectar vídeos e fotos idênticas e quase idênticas. Essas ferramentas são importantes para impedir que indivíduos compartilhem conteúdo de exploração que são usuais, entre outros conteúdos nocivos, como propaganda terrorista ou vídeos gráficos ao vivo. Segundo o Facebook, os principais alvos são materiais de exploração infantil.

Os algoritmos serão os primeiros de seu tipo a terem códigos abertos no GitHub para uso entre parceiros do setor e organizações sem fins lucrativos que possam ajudar a identificar e tomar alguma ação, com mais facilidade, contra um conteúdo que tenha sido previamente identificado, bem como compartilhar hashes de diferentes tipos de abuso.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A tecnologia de correspondência de vídeo foi desenvolvida em conjunto com a equipe de Pesquisa de Inteligência Artificial do Facebook (FAIR) e acadêmicos da Universidade de Modena e Reggio Emilia, na Itália.

Essas tecnologias fazem parte de um conjunto de soluções que o Facebook usará para detectar conteúdos que exploram crianças e impedir que isso sejam compartilhados em suas mais diversas plataformas.

Uma vez que a rede social detectar um conteúdo deste tipo, as violações serão relatadas ao Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (NCMEC) que, por sua vez, trabalhará com agências de segurança pública em todo o mundo para ajudar as vítimas.

Todos os detalhes do projeto, incluindo as ações contra exploração infantil, podem ser vistos aqui.

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.