Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook anuncia novas medidas para o combate das fake news

Por| 21 de Junho de 2018 às 14h40

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

O Facebook anunciou novas medidas para fortalecer o combate contra notícias falsas na plataforma. A companhia revela que, depois de um ano e meio de pesquisa, está finalmente aplicando medidas de remoção de contas falsas, anunciando ainda parceria com agências de checagem de fatos e a promoção de iniciativas de educação para a mídia.

Conheça cada uma das novas táticas aplicadas pelo Facebook:

Expansão do programa de verificação de fatos para outros países

Ao todo, a rede social já expandiu o seu programa de verificação de fatos para 14 países, incluindo o Brasil, com previsão de inclusão de novas localidades ainda neste ano. Com verificadores certificados e independentes, o volumme de publicações falsas pode ser reduzido em uma média de 80%, segundo a companhia.

Continua após a publicidade

Expansão de testes de verificação de fotos e vídeos

O Facebook está investindo para expandir a verificação de conteúdos também de fotos e vídeos a mais quatro países. Estão inclusas na análise imagens que possam ter sido manipuladas ou retiradas de contexto.

Novas técnicas que aumentam o impacto da verificação

Para conseguir controlar a quantidade de mais de um bilhão de publicações ao dia, o Facebook encontrou duas novas formas de executar esse trabalho:

Continua após a publicidade
  • Machine learning, para fazer a identificação de conteúdos duplicados de notícias que já foram contestadas;
  • Claim Review, da Schema.org, uma estrutura de código aberto utilizado por várias empresas de tecnologia e organizações que fazem a verificação de fatos.

Medidas contra páginas e domínios fontes de notícias falsas

A rede social utiliza classificações de verificadores de fatos para a identificação de fontes de fake news e, na sequência, a distribuição do conteúdo é reduzido como forma de penalização, removendo a capacidade de gerar receita.

O machine learning também atua nessa iniciativa para não só a identificação das notícias falsas, como também reduzindo o alcance orgânico.

Continua após a publicidade

Mensuração e transparência

O Facebook anunciou em abril uma nova medida para pesquisas independentes sobre o papel das redes sociais nas eleições e outros assuntos dedicados à democracia. Agora, uma equipe está sendo contratada para colocar o trabalho em prática. Um dos motivos da iniciativa é fazer a medição do volume e dos efeitos da desinformação na rede social.