Facebook anuncia ferramenta para incentivar doação de sangue no Brasil

Por Ramon de Souza | 23 de Maio de 2018 às 15h54
Reprodução
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

Em uma manobra totalmente inesperada, o escritório brasileiro do Facebook anunciou, na tarde desta quarta-feira (23), uma parceria com o Ministério da Saúde para incentivar a doação de sangue em nosso país. A rede social finalmente trouxe para cá a sua ferramenta Donate Blood, que já estava disponível na Índia, em Bangladesh e no Paquistão, onde já acumula mais de 8 milhões de registrados.

O sistema é bem simples: o internauta interessado em doar sangue deve avisar o serviço através da página fb.com/donateblood, clicando no botão “Começar a ajudar agora”. Será necessário informar se você já doou sangue antes e especificar (caso saiba) qual é o seu tipo sanguíneo. A partir desse momento, o usuário será notificado sempre que algum banco de sangue abrir uma campanha nas proximidades.

Por enquanto, o programa vai englobar seis bancos de sangue: HemoCe (Ceará), na região nordeste; HemoPA (Pará), na região norte; HemoSC (Santa Catarina), no sul; Fundação Hemocentro de Brasília (Brasília), no centro-oeste; e HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo), na região sudeste. No total, são 64 postos de coleta para os quais os internautas poderão se dirigir no caso de campanhas.

“Temos ainda dificuldade em encontrar e chegar até essas pessoas [doadores de sangue]. Uma iniciativa como essa ajuda a aproximar as duas partes; bancos de sangue e doadores”, explicou o Dr. Alfredo Mendrone Junior, diretor técnico-científico da Fundação Pró-Sangue. As instituições terão uma página específica (fb.com/findblooddonors) através da qual poderão publicar postagens a respeito de suas campanhas.

“Mesmo vivendo em uma era tão tecnológica como a nossa, o sangue ainda é insubstituível — e quem precisa só consegue graças à generosidade de quem doa. No Brasil, são feitas cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano. Dados de 2016 indicam que 1,6% da população brasileira doa sangue", comenta o coordenador da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Dr. Flávio Vormittag. “Esperamos que este incentivo ajude a conscientizar a população e aumentar a fidelização de doadores regulares”, finaliza.

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.