Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

É possível recuperar fotos antigas do Orkut? Criador da rede social explica

Por| 14 de Outubro de 2019 às 18h10

Link copiado!

É possível recuperar fotos antigas do Orkut? Criador da rede social explica
É possível recuperar fotos antigas do Orkut? Criador da rede social explica

Se você é 100% confiável, 100% legal, 100% sexy e odeia acordar cedo, é claro que participou dessa rede social que conquistou tantos internautas: o Orkut. Com seus álbuns limitados a doze fotinhos e as comunidades mais aleatórias possíveis, a rede deu início a tudo que hoje vemos em lugares como o Facebook e o Twitter.

O Orkut foi criado em 2004 e extinguido em 2014. Atualmente já não há mais nada ali, e todo mundo tem uma puilga atrás da orelha para saber o que aconteceu com suas fotos. Nesta segunda-feira (14), o próprio criador da rede social, o turco Orkut Büyükkökten, resolveu quebrar o silêncio de uma vez por todas para explicar aos usuários se é possível ou não recuperar esse conteúdo que simplesmente se foi junto com o site.

"Recebemos muitas perguntas sobre se você ainda pode recuperar suas fotos antigas do Orkut.com. Queria poder dizer que sim, mas, infelizmente, não é possível. Porém, temos um bom motivo para isso", explica o engenheiro. "Em 2014, quando o Google tirou o Orkut.com do ar, deu a todos dois anos para baixar suas fotos pessoais. Por questões de privacidade, o Google excluiu todos os arquivos, incluindo fotos", o turco completa a explicação.

Dois anos depois da extinção do Orkut, ou seja, em 2016, o criador lançou outra rede social, chamada Hello, disponível em inglês, francês e português. Basicamente, a premissa dessa nova rede seria "criar novas memórias", "reconectar com amigos antigos" e "fazer novas amizades". O turco termina o vídeo dizendo: "Sua privacidade é importante para nós. Era importante no Orkut.com e continua sendo hoje com o Hello, onde garantimos que seus dados sejam privados e que não os compartilhamos com ninguém".

Continua após a publicidade

Na época do lançamento do Orkut, ele era para ser o que hoje é o LinkedIn: uma rede social profissional e corporativa para ajudar as pessoas a achar empregos e aumentar o networking. A rede fez muito sucesso aqui no Brasil, e nenhuma outra rede social teve tantos usuários brasileiros cadastrados. Em 2008, 50% de todos os usuários cadastrados na rede eram brasileiros, e isso fez com que, a partir de 7 de agosto do mesmo ano, o Google anunciasse que o Google Brasil ficaria responsável por gerenciar toda a rede social, e era a filial daqui que teria a palavra final em qualquer mudança ou melhoria na rede social.

O sucesso começou a decair quando, em 2009, a Google Brasil anunciou um “relançamento” da plataforma, chamado de Novo Orkut, e em 30 de setembro de 2014 a experiência do Orkut chegou ao fim.

Fonte: Tilt