Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Contas falsas no Twitter usadas nas eleições de 2016 nos EUA continuam ativas

Por| 04 de Outubro de 2018 às 12h44

Link copiado!

Contas falsas no Twitter usadas nas eleições de 2016 nos EUA continuam ativas
Contas falsas no Twitter usadas nas eleições de 2016 nos EUA continuam ativas
Tudo sobre Twitter

Uma pesquisa realizada pela Knight Foundation, organização norte-americana sem fins lucrativos, descobriu que mais de 80% das contas falsas no Twitter usadas para fazer campanha a favor de Donald Trump continuam ativas. Inclusive, alguns desses perfis chegam a movimentar mais de um milhão de tweets diários.

A organização examinou mais de 10 milhões de tweets de 700 mil contas encontradas em 600 sites associados a desinformação e teorias da conspiração. Então, os pesquisadores encontraram 6,6 milhões de publicações ligadas diretamente a notícias falsas publicadas no mês anterior da eleição de 2016, além de quatro milhões de tweets divulgando desinformação seis meses após a escolha de Donald Trump como o novo presidente dos Estados Unidos.

"Nossa democracia depende do acesso a notícias e informações que possamos confiar. Agora, a discussão sobre desinformação online é baseada na ansiedade e sabedoria convencional", relata Sam Gil, vice-presidente da Knight Foundation.

No ano passado, em uma tentativa de amenizar uma acusação de não se esforçar para que seus usuários não caíssem na desinformação, o Twitter acabou excluindo milhões de contas com conteúdo suspeito. Na época, Jack Dorsey, CEO da empresa, assumiu que a rede social não conseguiu descobrir como eliminar publicações com notícias falsas.

Continua após a publicidade

O estudo também descobriu que muitas dessas contas falsas estão interligadas, com uma seguindo a outra, causando um "grande aglomerado de desinformação". A solução, segundo recomendação da Knight Foundation, seria reduzir a audiência das contas com conteúdo e links conspiratórios, uma limpeza simples que diminuiria drasticamente o compartilhamento de fake news.

Fonte: TechCrunch