Conta suspensa no Twitter? Veja os principais motivos e saiba o que fazer

Conta suspensa no Twitter? Veja os principais motivos e saiba o que fazer

Por Ariane Velasco | 21 de Abril de 2020 às 17h30
total prestige magazine

Uma conta suspensa no Twitter pode ser ocasionada por vários motivos, o que faz com que nem sempre quem sofreu a suspensão saiba realmente porque isso aconteceu. Saber exatamente quais são as situações que levam a esse tipo de “medida drástica” da rede social pode ajudar seus usuários a evitá-las e manter sua conta funcionando.

Se você alguma vez já se perguntou quais motivos levam o Twitter a suspender uma conta, o Canaltech preparou uma lista com alguns deles que pode ajudar muito na hora de evitar a perda de seu acesso. Veja a seguir.

Conta suspensa no Twitter: spam

Spam é uma sigla que significa “Sending and Posting Advertisement in Mass”, em português, “Enviar e Postar Publicidade em Massa”. O Twitter costuma suspender contas que postem excessivamente um determinado link ou que façam propaganda demais em sua timeline, excedendo o limite permitido.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A prática geralmente parte de contas falsas, que são criadas para postar links maliciosos que, geralmente, podem trazer danos ao computador ou smartphone de outros usuários. Contas reais raramente são suspensas definitivamente por spam, mas caso a sua tenha sido, basta contatar o Twitter para que a suspensão seja cancelada.

Conta suspensa no Twitter: comportamento abusivo

O Twitter é enfático sobre a prática de comportamento abusivo dentro da rede social. Tweets com palavrões, bullying, ameaças, abuso ou assédio de qualquer tipo a outros usuários podem fazer com que uma conta seja suspensa temporariamente, ou, dependendo da gravidade da situação, permanentemente. É possível denunciar uma conta por assédio no próprio perfil do assediador.

Conta suspensa no Twitter: risco para a segurança da conta

Uma conta pode ser suspensa no Twitter caso a rede social suspeite de que ela foi hackeada. Nesses casos, a suspensão é temporária e dura até o verdadeiro usuário volte a ter acesso a ela. Essa medida serve para proteger outros usuários de conteúdos maliciosos, como links e arquivos com vírus, malware ou que possam roubar dados.

Conta suspensa no Twitter: o que fazer?

Se a sua conta foi suspensa e você acredita que foi um erro do Twitter, existem algumas medidas que podem ser tomadas para recuperar o seu acesso. Se a sua conta foi suspensa por questões de segurança, ou seja, se o Twitter encontrou qualquer probabilidade de invasão em sua conta, você poderá recuperar o acesso após confirmar a sua identidade (através do endereço de e-mail ou número de telefone cadastrado) e mudar a sua senha.

Já, se a sua conta foi suspensa porque violou as regras do Twitter, você ainda terá acesso ao site, mas só vai poder se comunicar com seus seguidores através de mensagens diretas. Além disso, você não poderá twittar, retwittar ou curtir nenhum post. Só os seus seguidores poderão ver seus tweets antigos - ainda assim, eles verão um aviso de que sua conta foi suspensa por comportamento inapropriado e poderão escolher entre ver seus tweets ou não.

Se a sua conta foi suspensa do Twitter por engano, é possível recorrer através de um formulário (Imagem: reprodução/Pixabay)

Nesse caso, o processo de recuperação da conta suspensa no Twitter é um pouco mais complicado: você vai precisar verificar o seu endereço de e-mail, adicionar um número de telefone à sua conta e remover todos os tweets que violem as regras. Depois, é só esperar até que o Twitter normalize a conta - o que demora alguns dias.

Para fazer tudo o que foi dito acima, você deve fazer login no Twitter e clicar em “Começar” na mensagem que diz “Nós limitamos temporariamente algumas de suas funções no Twitter”. Depois, é só seguir as instruções do site para obter seu acesso de volta. Vale lembrar, porém, que a violação das regras do Twitter por várias vezes pode levar à suspensão permanente de sua conta.

Se a sua conta foi suspensa no Twitter por violar as regras, mas você acredita que se trata de um erro, é só acessar o formulário do site para recorrer do bloqueio ou suspensão.

Qual discurso é proibido pelo Twitter?

O discurso proibido no Twitter e que pode ser levado à suspensão de uma conta inclui comportamentos como:

  • Violência/discurso de ódio contra um indivíduo ou grupo social;
  • Terrorismo/discurso extremista violento;
  • Vídeos ou tweets que promovem o abuso sexual infantil;
  • Abuso/assédio, seja ele sexual ou não;
  • Incentivo à automutilação, ao suicídio ou a qualquer tipo de conduta violenta contra si próprio, ou outras pessoas;
  • Vídeos e imagens com conteúdo sensível ou que exponha outras pessoas sem seu consentimento;
  • Vídeos e imagens com conteúdo sensível que estejam na foto de perfil ou na capa de uma conta;
  • Propaganda de produtos ilegais;
  • Compartilhamento de informações privadas de outra pessoa sem seu consentimento;
  • Contas falsas;
  • Tentativa de manipulação ou interferência em eleições;
  • Fotos e vídeos manipulados com a intenção de ferir a integridade de alguém;
  • Violação dos direitos autorais de uma imagem, vídeo, foto ou marca.

Você já teve sua conta suspensa pelo Twitter (por engano ou não)? Como fez para recuperá-la? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.