Conheça o IMVU: uma rede social onde você pode criar seu personagem

Reprodução/Linkedin

O IMVU é um programa de bate-papo que funciona como um “metaverso”, onde é possível criar um avatar 3D para conversar com diversas pessoas ao redor do mundo. Além disso, é possível se divertir com cenas animadas. O grande diferencial dessa rede social é que ela permite que seus usuários se tornem criadores de conteúdo, uma vez que são responsáveis pelas informações exibidas em sua homepage, avatar, cenários, estilo, entre outras características.

No IMVU a postagem de “selfies” não existe. Assim, os usuários podem se sentir livres de qualquer pressão estéticas e aproveitar para se divertir uns com os outros ao mesmo tempo em que jogam no universo da rede. Embora a popularidade desse software não seja muito grande no Brasil, sua fama tem crescido no mundo todo.

O programa foi desenvolvido em 2004, na Califórnia, por Eric Ries, Matt Danzig, Will Harvey e Marcus Gosling. Sua subsidiária é a StayUp Inc.

Como usar o IMVU

Criar sua conta no IMVU é bem simples: primeiro, basta acessar o site e selecionar um personagem com as características que desejar (o que pode ser bem divertido). Você pode escolher entre diversas categorias que irão ditar o estilo de seu avatar. São elas:casamento, verão, fantasia, escolha do IMVU (personagem aleatório), gótico/sombrio, fada/peludinho e urbano. Inicialmente, você deve escolher um personagem exibido em uma das categorias. Porém, uma vez que seu cadastro tiver sido concluído, será possível alterar suas preferências.

Escolha seu personagem no IMVU (Imagem: Reprodução/Gerência Imóveis)

Após escolher o seu personagem, você deverá criar a sua conta no IMVU. Informe dados como seu nickname, senha, data de nascimento, entre outros.

Crie sua conta no IMVU (Imagem: Reprodução/Pinterest)

Por último, você será direcionado para fazer o download do software. Para fazer isso, clique no botão de download para versão Web. Você também pode baixar o IMVU para celular, na App Store ou Google Play.

Como usar o IMVU / Captura de tela: Ariane Velasco

Quando o software tiver sido instalado, você poderá abrir o programa para personalizar o seu aplicativo. Acesse as várias telas exibidas para concluir a personalização. Você pode escolher entre roupas, animais de estimação para seu personagem, móveis, posses e até colocar itens em sua lista de desejos.

Personalize o seu personagem no IMVU (Imagem: Reprodução/Youtube)

Conhecer pessoas no IMVU

É possível acessar as salas de bate-papo do IMVU ou selecionar perfis individuais para conhecer pessoas no programa. Além de garantir a diversão, o software permite aprender novos idiomas, conhecer outras culturas e fazer amigos.

Para entrar em uma sala de bate-papo basta clicar em “Início” e, depois, em “Salas de conversação”. Cada sala exibe as pessoas que estão presentes nela naquele momento. Clicando sobre uma delas, é possível visualizar seu perfil e informações.

Vale ressaltar que as salas de bate-papo do IMVU não são salas convencionais: elas recriam cenários da vida real e permitem interagir com os outros usuários através de abraços e aperto de mão, por exemplo. Além disso, você pode utilizar os objetos presentes no cenário clicando neles.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.