Como conseguir o selo de conta verificada no TikTok

Por Ariane Velasco | 01 de Julho de 2020 às 11h50
TikTok
Tudo sobre

TikTok

Saiba tudo sobre TikTok

Ver mais

O TikTok (Android | iOS), aplicativo de vídeos virais cuja popularidade tem crescido cada vez mais em todo o mundo, possui diversas características em comum com outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter. Uma delas é a possibilidade de ter uma conta verificada para famosos e influenciadores digitais, o que dificulta a criação de contas fake dessas pessoas.

A conta verificada no TikTok abrange mais pessoas do que nas outras redes sociais, uma vez que o grande potencial de viralização do conteúdo postado no aplicativo pode transformar muito mais pessoas em potenciais influenciadores. Por isso, as regras para conseguir o selo de verificação tendem a ser um pouco diferente: enquanto em outras redes sociais você deve provar que é uma figura pública, no TikTok o selo é dado a celebridades e anônimos automaticamente.

O que é o selo de verificação?

O selo de verificação serve para mostrar a todos os demais usuários de uma rede social que uma determinada conta realmente pertence a uma pessoa. Isso porque, no caso de famosos, o número de contas falsas atribuídas a eles - e que podem contribuir com fake news - é muito grande. Por isso, a função primordial do selo é garantir a segurança tanto de uma celebridade quanto de seus admiradores.

Por isso, a conta verificada do TikTok chega muito mais fácil para famosos, como cantores, atores, YouTubers já conhecidos, entre outras figuras públicas. Enquanto redes sociais como o Instagram permitem que usuários com um grande número de seguidores entrem com um pedido para receber o símbolo de check ao lado de seu nome, no TikTok o processo leva em consideração a quantidade de vídeos postados, o número de visualizações, comentários, a interação entre o dono da conta e seus seguidores e, é claro, o número deles.

É por isso que, antes de mais nada, para ter uma conta verificada no TikTok você deve ter muitos seguidores. Atualmente, a rede social permite que os vídeos de todos os usuários viralizem - pois eles aparecem na página “For You”. Isso facilita bastante a possibilidade de ascensão e fama na rede.

A conta verificada do TikTok é representada pelo símbolo azul ao lado do nome de usuário (Captura de tela: Ariane Velasco)

Como ter uma conta verificada no TikTok

Embora seguidores sejam importantes, existe uma estratégia que garante que seus vídeos sejam vistos pelo maior número de pessoas possível. Manter-se ativo na rede social é o primeiro passo para engajar mais pessoas. Além disso, alguns fatores devem ser levados em consideração na hora da criação de seus vídeos:

Seja criativo: copiar o que todas as outras pessoas estão fazendo no TikTok pode ser bom, mas a longo prazo o que conta é a criatividade. Sempre que possível, inove. Use os efeitos da rede social - que não são poucos - a seu favor. Pense em situações corriqueiras e faça com que elas sejam mostradas nos vídeos de uma maneira cômica.

Informe-se: além da criatividade, postagens que levam em conta acontecimentos atuais também garantem mais visualizações e, logicamente, tornam mais fácil ganhar uma conta verificada no TikTok. Essa é a genialidade por trás dos tão famosos “memes”; eles abordam acontecimentos dos quais todos sabem e, por isso, são considerados engraçados por uma quantidade enorme de pessoas ao mesmo tempo.

Os vídeos com os assuntos do momento são exibidos na página "For You" do TikTok (Captura de tela: Ariane Velasco)

Faça duetos: duetos - principalmente com contas famosas - podem ajudar muito a aumentar as visualizações de seus vídeos e, de quebra,aumentar seus seguidores até que você tenha uma conta verificada no TikTok. Sempre que possível, inove nos duetos.

Compartilhe seus resultados em outras redes sociais: por que não usar redes como o Facebook e o Twitter para divulgar seu TikTok? Se você quer ter uma conta verificada, isso pode fazer toda a diferença, já que os vídeos, ao serem salvos na galeria, exibem seu nome de usuário do TikTok automaticamente. Caso eles venham a viralizar em outras redes, o aumento de seguidores, curtidas e interações no TikTok é certo.

Poste seus vídeos do TikTok nos Stories do Instagram ou no Facebook (Captura de tela: Ariane Velasco)

Não tenha medo de ser espontâneo: nem sempre você precisa de enredos ensaiados, maquiagem e muito filtro para fazer com que seus vídeos sejam visualizados no TikTok. A espontaneidade, ao contrário do que muitos podem pensar, costuma render muito engajamento. Vídeos ao ar livre ou em situações corriqueiras, mas que são inusitadas para um vídeo - como compras no supermercado - costumam render um bom número de views.

Peça divulgações: por que não contar com divulgações de contas que já são conhecidas no TikTok? Se você conhece alguém que já tem uma conta verificada - ou quase - não tenha medo de pedir ajuda. As divulgações podem ser feitas tanto na forma de duetos quanto nas legendas de vídeos.

Faça vídeos com sua própria voz: as dublagens do TikTok são muito divertidas, mas de vez em quando também vale fazer um vídeo que seja engraçado ou interessante com sua própria voz - assim, as pessoas podem querer usá-la como áudio, o que pode atrair ainda mais atenção para sua conta.

Grave tutoriais: existe alguma coisa que você sabe fazer muito bem e que gostaria de ensinar a outras pessoas? Grave tutoriais no TikTok! O formato do aplicativo é ideal para tutoriais rápidos. No entanto, caso o seu leve um pouco mais de tempo, vale usar truques na hora da gravação, como acelerar a câmera de vez em quando.

Use hashtags em seus vídeos do TikTok para aumentar o número de visualizações (Captura de tela: Ariane Velasco)

Invista na qualidade de seus vídeos: gravações com baixa qualidade - seja de áudio ou de vídeo - não rendem visualizações e, por isso, podem ser um empecilho na hora de conseguir sua conta verificada no TikTok. Sempre que possível, grave vídeos com boa luminosidade e áudio compreensível. Os tutoriais atraem a atenção do público porque mostram que a sua conta tem conteúdo original e que pode ser enriquecedora para quem a segue. Trazer dicas e interagir com os seguidores nos comentários pode ajudar a garantir a sua conta verificada.

Conta verificada no TikTok: regras de uso

Por fim, é claro que, para ter uma conta verificada no TikTok, você deve seguir as diretrizes do site. Jamais carregue áudios de outras pessoas como se fossem seus, uma vez que isso viola as regras de propriedade intelectual - que o TikTok segue com rigor. Além disso, fique sempre atento ao tipo de conteúdo que é proibido pelo aplicativo. As proibições incluem:

  • Apologia a grupos e organizações violentas, seja nos vídeos ou em suas legendas (o que inclui o uso de emojis, códigos ou siglas que mencionem tais grupos);
  • Discurso de ódio a uma etnia, raça, religião, orientação sexual ou até mesmo a um indivíduo - seja ele famoso ou não;
  • Apologia a substâncias proibidas e à sua comercialização;
  • Vídeos com conteúdo violento ou explícito;
O TikTok só concede conta verificada a quem segue suas diretrizes de uso (Captura de tela: Ariane Velasco)
  • Conteúdo pornográfico;
  • Apologia ao suicídio ou à autolesão;
  • Violação da privacidade de outras pessoas, o que inclui a exposição de imagens não autorizadas de terceiros, dados pessoais ou qualquer conteúdo que possa expor alguém indevidamente;
  • Abuso infantil - ou apologia ao abuso infantil, bem como sexualização de menores de idade;
  • Spam.

Para mais regras de uso, acesse o site do TikTok.

Você conhece mais dicas para conseguir uma conta verificada no TikTok? Já conhecia as regras de uso do aplicativo? Conte pra gente nos comentários!

Fonte: TikTok - Diretrizes da Comunidade  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.