Como proteger suas conversas com senha no WhatsApp Web

Por Ariane Velasco | 19 de Março de 2020 às 14h30
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

O WhatsApp Web, diferente do aplicativo para celular, não possui a opção de ativar um bloqueio com senha para proteger conversas.

Assim, se você deseja impedir que estranhos tenham acesso ao que você compartilha no mensageiro, é necessário recorrer a extensões que, felizmente, estão disponíveis para o Google Chrome. Duas delas são o Block Site e o WA Web Plus. Veja como usar cada uma delas a seguir.

Como colocar senha no WhatsApp Web

Block Site

Passo 1: acesse a Block Site na Chrome Web Store e baixe a extensão gratuitamente - para isso, basta selecionar a opção “Usar no Chrome” e, em seguida, “Ativar”.

WA Web Plus: insira senha em suas conversas no WhatsApp Web (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da extensão que, após o download, deve aparecer no canto superior direito do navegador. Depois, clique em “Opções”.

Acesse as opções da extensão (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: clique em “Agree” para autorizar o aplicativo a receber informações para os sites que você visita e colocar senha nas conversas do WhatsApp Web.

Caso necessário, leia a Política de Privacidade da extensão para entender quais dados serão acessados - você pode usar o Google Tradutor. (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: em “Enter a web address” (Insira um endereço da web), digite http://web.whatsapp.com. Depois, clique no ícone “+”.

Não se esqueça de clicar no ícone "+" (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 5: clique em “Password Protection” (ou, em algumas versões do Chrome, “Proteção”) e selecione a opção “Require password to access blocked sites” (Requerer senha para acessar sites bloqueados).

Você também pode configurar a extensão para avisá-lo caso ela seja desinstalada (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 6: role a tela para baixo e insira um e-mail e uma senha para ativar o recurso. Por fim, clique em “Save”.

Clicando no ícone de olho, você pode visualizar a sua senha do WhatsApp Web (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 7: entre no e-mail digitado e confirme sua ação.

Clique em "Verify Now" (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 8: acesse o WhatsApp Web e verifique se o processo deu certo. A tela abaixo deve aparecer com o aviso claro e sem rodeios para o curioso que tentar acessar sua conta: "Forget about it", ou seja, "Esqueça!":

Blocksite: tela divertida impede que estranhos acessem suas conversas no WhatsApp Web sem sua senha (Captura de tela: Ariane Velasco)

WA Web Plus

Passo 1: acesse a Chrome Web Store e baixe a WA Web Plus em seu computador.

WA Web Plus: extensão permite proteger suas conversas com senha (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: um ícone da extensão será adicionado ao Google Chrome, no canto superior direito do navegador. Clique nele e, em seguida, em “Open WhatsApp Web First” (Abrir o WhatsApp Web primeiro).

O ícone aparecerá no canto de seu navegador automaticamente (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 3: uma vez que seu WhatsApp Web tenha sido aberto, clique novamente sobre o ícone da extensão para adicionar sua senha. A tela abaixo deverá aparecer:

Você também pode acessar opções como o modo noturno, destaque de contatos online e outras (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 4: clique em “Ativar bloqueio de tela [Definir senha]” e digite uma senha para suas conversas no WhatsApp Web.

Lembre-se de definir uma senha segura (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 5: clique novamente sobre a caixa ao lado de “Ativar bloqueio de tela [Definir senha]” para que a opção passe a funcionar e insira sua senha do WhatsApp Web. A partir de agora, suas conversas no navegador também estarão protegidas.

Pronto! Agora você já pode proteger suas conversas com senha no WhatsApp Web (Captura de tela: Ariane Velasco)

Você sabia que era possível usar extensões para proteger conversas com senha no WhatsApp Web? Conhece algum outro modo de fazer isso? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.