Como potencializar o LinkedIn para trabalhar no exterior?

Por Colaborador externo

Por Ilya Brotzky*

O sonho de muitas pessoas, independente da área que atuam, é trabalhar fora do país e adquirir toda a experiência que essa oportunidade pode proporcionar, tanto no âmbito profissional como no pessoal. Mas, a maioria delas não sabem por onde começar a procurar e nem qual o melhor caminho a ser seguido, pois sabemos que nesse processo existem armadilhas e falsas promessas.

O que muitos não têm conhecimento é que essa procura pode ser feita à distância, ou seja, não é preciso se deslocar até o país de seu interesse para iniciar a busca por um emprego. Hoje, existem empresas e ferramentas que auxiliam durante esse processo e fazem a ponte entre as pessoas e companhias, com o objetivo de melhorar a comunicação entre as duas partes envolvidas e facilitar a contratação.

Uma plataforma que considero essencial e se utilizada da forma correta pode ser um ótimo aliado é o LinkedIn - canal mais usado por headhunters para encontrar o profissional ideal para uma determinada vaga. Mas, para que os interessados possam aproveitar da melhor forma todas as funções e potencializar a rede social é preciso seguir alguns passos importantes.

Ao procurar um emprego no exterior, o primeiro passo é cadastrar o currículo em inglês. Para que a sua página fique mais atraente e desperte a curiosidade das empresas é importante que o candidato inclua o seu portfólio, cursos e todas as experiências, dessa forma, as informações corroboram para mostrar que você é um bom profissional.

Mantenha sempre o seu perfil atualizado, com postagens sobre a área de atuação, além de divulgar blogs e páginas relacionadas aos assuntos que são pertinentes. É fundamental interagir na rede social sempre que possível, comentando em posts relevantes e curtindo publicações de seu interesse profissional. Essas ações fazem com que seu perfil fique cada vez mais evidente e atraente, aumentando as chances de conseguir bons empregos e boas parcerias.

Como em todo e qualquer canal de busca por emprego, ter em sua página um resumo claro, objetivo e direto das qualificações profissionais, temas relacionados à carreira e o segmento de interesse é essencial. Além disso, a opinião de outros profissionais, seja de colegas de trabalhos anteriores ou ex-chefes, contribui no momento da contratação, gerando mais confiança sobre seu perfil.

E, por último, um fator de extrema importância é a questão da sua rede de amigos. Caso tenha interesse em trabalhar no Canadá, por exemplo, é fundamental fazer conexões com pessoas que já residem no país e que exerça função na área de interesse. Dessa forma, você consegue começar a criar o seu ciclo de contatos, aumentando o seu networking.

A partir dessas dicas e orientações, ter a rede social sempre atualizada e utilizada com grande frequência é o primeiro passo para não perder nenhuma oportunidade e estar por dentro de todas as notícias que envolva o seu objetivo final. Dessa forma, esse canal se torna um excelente aliado na busca pelo emprego dos sonhos, com a possibilidade de ter um futuro promissor em outro país.

*Por Ilya Brotzky, CEO e fundador da VanHack, empresa canadense que busca ajudar brasileiros a trabalhar no mercado digital do país da América do Norte.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.