Siga o @canaltech no instagram

Como jogar xadrez no Messenger do Facebook

Por Redação
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

Sabe aqueles momentos em que você está conversando com alguém no Messenger do Facebook e o papo simplesmente não se desenvolve? Aquele silêncio constrangedor, as tentativas de fazer a conversa acontecer e os assuntos vazios que são forçados na tentativa de quebrar aquele gelo? Pois tudo isso pode ser deixado para trás, pois a rede social possui o recurso que faltava para acabar com esse problema. Em vez de tentar forjar uma amizade e um bate-papo onde simplesmente é impossível, que tal chamar a outra pessoa para uma partida de xadrez?

Parece loucura, mas esse é um recurso do Facebook e pouca gente sabe que existe. E o mais impressionante é que o seu uso é absurdamente simples, não necessitando nenhum download ou coisa parecida. Basta um único código e conhecer as regras do jogo para poder se divertir.

Além disso, como o tabuleiro surge na tela de bate-papo do Messenger, você não pode clicar e arrastar as peças como na maioria das demais versões do jogo para computador. Isso significa que é preciso fazer umas gambiarras para se movimentar, usando códigos que indicam qual peça e para onde quer que ela vá. Sabe aqueles mestres enxadristas que apenas dizem coordenadas? Pois a lógica é a mesma.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Jogando xadrez

Assim, sem mais delongas, aprenda a jogar xadrez no Facebook e diga adeus à conversa fiada.

Passo 1

Para começar uma partida, basta enviar o código "@fbchess play" (sem as aspas, é claro) no bate-papo com algum amigo para que tabuleiro seja exibido.

Xadrez Facebook

Passo 2

Eis a hora mais complicada: entender os códigos. Primeiramente, perceba que o tabuleiro é todo mapeado, com coordenadas de letras e números. Isso vai ser usado para dizer ao Facebook para onde você quer movimentar determinada peça.

Em seguida, você precisa conhecer as peças. Cada uma delas é identificada por uma letra baseada em seu nome. No começo, é um pouco complicado memorizar, mas é fácil decorar e isso logo se torna algo bastante natural. São elas:

  • K = rei
  • Q = rainha
  • B = bispo
  • N = cavalo
  • R = torre
  • P = peão

Passo 3

Agora que você aprendeu o que cada coisa significa, chegou a hora de juntar tudo e fazer os códigos de movimentação. O lado bom é que você precisa apenas dizer que peça você deseja e para onde quer que ela vá, o que simplifica um pouco as coisas. Assim, se você pretende mexer o cavalo para a casa g6, basta enviar a mensagem "@fbchess Ng6".

Xadrez Facebook

Só é preciso ter alguns cuidados. Primeiramente, cada comando seu deve vir acompanhado do @fbchess. É isso que vai fazer com que o Facebook entenda que você está mexendo uma peça e não apenas conversando com seu amigo.

Além disso, fique atento ao padrão do comando. As peças são sempre em letras maiúsculas e as casas em minúsculas. Parece frescura, mas o sistema não vai reconhecer caso você envie um NG6 ou um ng6.

Sabendo disso tudo, é só desafiar seus amigos e seguir jogando. Assim, você não apenas evita o papo-furado como ainda pode encontrar novos assuntos com aquela pessoa cuja conversa não acontecia. Quem sabe o xadrez não era a peça que faltava nesse diálogo?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.