Como instalar o Instagram no Android

Por Bruna Rasmussen

O Instagram é hoje uma das redes sociais mais usadas, principalmente por quem possui um smartphone rodando iOS ou Android. Com o app instalado, você pode tirar fotos ou capturar vídeos curtos, adicionar efeitos e compartilhar isso com seus amigos – inclusive em outras redes, como o Twitter e o Facebook.

Conquistando usuários do iPhone desde 2010, o Instagram foi liberado para usuários Android no começo de 2012. Saiba como instalar o aplicativo em seu smartphone Android e começar a compartilhar os momentos de sua vida com sua rede de contatos.

Como instalar o app

1.O primeiro passo é fazer o login no Google Play com a sua conta Google através do seu celular e procurar pelo termo "Instagram", ou clicar neste link para entrar na página do aplicativo na loja;

2.O aplicativo do Instagram é gratuito. Clique no botão “Instalar”;

Instagram

3.Caso você tenha mais de um dispositivo Android cadastrado, escolha aquele em que você deseja instalar o app. O Instagram é compatível com qualquer smartphone rodando Android 2.2 ou superior – tablets não são suportados.

4.Pronto! O app do Instagram será instalado em seu dispositivo de escolha.

Como usar o Instagram

Adicionar fotos e aplicar efeitos

1.Ao abrir o Instagram pela primeira vez, você deverá se registrar no serviço, fornecendo um endereço de email e senha;

2.Para adicionar fotos ao serviço, é possível usar o ícone de câmera para ativar o modo foto ou escolher alguma imagem já presente na galeria do seu smartphone;

instagram

3.Feito isso, você é levado à página de edição, em que são mostrados diversos efeitos de imagem, bem como ferramentas para rotacionar a foto, ajustar o contraste e brilho ou ainda adicionar um efeito de borrar em determinadas partes da imagem;

instagram

4.O próximo passo é adicionar uma legenda à sua foto. Nessa mesma tela, é possível ainda marcar seus amigos, adicionar o local onde a imagem foi tirada e escolher as redes em que a foto será compartilhada.

instagram

Vídeos curtos

1.Uma novidade do Instagram é a possibilidade de compartilhar vídeos curtos de até 15 segundos. Diferente das fotos, não é possível usar um vídeo já presente na sua galeria, sendo obrigatório ir até o ícone da câmera e, no canto inferior direito, clicar sobre o ícone do vídeo.

2.Para gravar, pressione o botão vermelho de gravação e o segure até que você tenha filmado o que deseja – lembre-se de que são apenas 15 segundos.

3.Assim como nas fotos, o Instagram permite adicionar efeitos aos vídeos da rede. São 13 efeitos diferentes para escolher. Clique sobre cada um deles para ter uma pré-visualização na tela;

4.Ainda nesta tela há um ícone de câmera em movimento. Este é o efeito estabilizador, que pode ser usado para minimizar o tremor da imagem caso você tenha movido o smartphone enquanto fazia a filmagem;

5.O último passo é semelhante ao do compartilhamento de fotos, sendo possível adicionar legenda, marcar o local da filmagem e em quais redes o vídeo será compartilhado.

Como encontrar e adicionar amigos

Para encontrar e seguir seus amigos, vá até a aba “Profile” (a última opção à direita) e, no botão com três tracinhos, localizado no canto superior direito, escolha a opção “Encontrar e convidar amigos”. Nesta tela você pode selecionar amigos da sua rede de contatos do Facebook ou dos contatos armazenados em seu smartphone.

instagram

Outra forma de encontrar pessoas é por meio da aba “Explorar”, onde são mostradas centenas de fotos aleatórias compartilhadas no Instagram. Gostou das fotos de algum usuário e quer recebê-las no seu feed? Basta clicar no nome de usuário da pessoa e começar a segui-la.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.