Como fazer Reels no Instagram com um vídeo pronto

Como fazer Reels no Instagram com um vídeo pronto

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 24 de Novembro de 2021 às 18h25
Divulgação/Instagram

O Instagram (Android | iOS | Web) vem dando um destaque maior para o Reels, que permite aos criadores de conteúdo fazer vídeos mais trabalhados. É também a parte da rede social que mais tem ferramentas de edição.

Se você tem um vídeo pronto, mas ainda não sabe fazer o upload, aprenda neste artigo como fazer um Reels com o clipe pré-criado. Ao final, também daremos algumas dicas de como você pode editar o vídeo, mesmo com ele pronto na galeria do seu celular.

O procedimento a seguir foi feito usando um iPhone 11 Pro rodando o iOS 15.1, mas funciona também em aparelhos Android.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como fazer Reels com vídeos prontos no Instagram

1. Abra a função Reels no Instagram

Com o Instagram aberto na tela inicial, toque no ícone de claquete, na parte inferior central da página, e depois no botão de câmera fotográfica, no canto superior direito da tela.

Crie um novo Reels no Instagram usando um vídeo pronto salvo na galeria do celular (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

2. Selecione o vídeo pronto na galeria

Toque no ícone no canto inferior esquerdo da tela para abrir a galeria do seu celular. Quando escolher um vídeo, arraste as laterais na parte inferior para escolher qual trecho será usado no Reels. Com tudo pronto, toque em “Adicionar” e depois em “Prévia”.

Você pode recortar o vídeo pronto para usá-lo no Reels do Instagram (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

3. Edite o Reels

Agora é aquela parte idêntica aos Stories, em que você pode adicionar músicas, filtros, desenhos, textos e outros elementos para personalizar o seu Reels. Quando finalizar, toque em “Avançar”.

Edite o vídeo pronto para usar no Instagram Reels (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

4. Compartilhe o Reels

Na última etapa antes da publicação do Reels, você ainda pode optar por compartilhar o conteúdo no seu feed do Instagram, além de marcar outros usuários e adicionar localização. Preencha as informações e toque em “Compartilhar” para publicar o Reels.

Agora é só compartilhar o Reels com o vídeo pronto (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Como editar o Reels no Instagram

Independentemente se o vídeo usado no Reels for gravado na hora ou já estiver pronto, o Instagram permite editá-lo antes de o vídeo ser publicado para os seus seguidores. A seguir, listamos o que você pode fazer na tela de edição.

Adicionar música

O ícone com uma nota musical é o responsável por adicionar faixas musicais ou áudio no fundo do seu Reels. Você pode adicionar faixas e, depois, ajustar o volume da música e da câmera, usando os controles de áudio de ambas as opções. Se preferir, você pode deixar o áudio do vídeo zerado para destacar apenas a música selecionada.

Esta é a tela de edição de música no Reels do Instagram (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Adicionar áudio

Pelo botão de microfone, você acessa a função Voice-over. Nesta opção, é possível adicionar falas por cima do vídeo do Reels. Mova a barra para o ponto do video que você deseja acrescentar um trecho falado.

Adicione um trecho falado ou áudio por cima do vídeo no Instagram Reels (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Adicionar filtros

Com o botão de três estrelinhas, você abre a galeria de filtros e máscaras do Instagram. Por padrão, nem todos os efeitos são compatíveis com vídeos já prontos, então o jeito é ir testando e ver qual dá certo.

Adicione filtros e efeitos visuais no vídeo do Instagram Reels (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Adicionar figurinhas, enquetes e GIFs

Usando o botão de sticker, você pode colocar figurinhas, horário, temperatura e reações no seu vídeo do Reels. É aqui que você também inicia uma enquete para os seus seguidores.

Coloque figurinhas, GIFs, enquetes e outros elementos visuais no Reels do Instagram (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Adicionar desenho e texto

As duas últimas opções correspondem aos recursos de rabisco, para fazer desenhos e formas livres, e texto, para frases e expressões escritas.

O Instagram Reels permite adicionar desenhos, rabiscos e textos escritos para personalizar seus vídeos (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Que tal essas dicas? Agora ficou fácil publicar vídeos no Instagram Reels, mesmo que essas gravações já estejam prontas na galeria do seu celular.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.