Como acessar o Marketplace do Facebook
Por Caio Carvalho • Editado por Guadalupe Carniel |
Facebook Marketplace é o lugar no qual os usuários da rede social podem comprar e vender produtos. A ferramenta é embutida na própria plataforma, mas algumas pessoas podem não encontrar o botão correspondente para abrir o recurso.
No tutorial a seguir, aprenda como acessar o Marketplace do Facebook e conheça os problemas mais comuns que fazem com que ele suma do serviço. Os erros podem acontecer tanto na versão web quanto no aplicativo do Facebook para celular, mas felizmente há solução.
Como abrir o Marketplace no Facebook
O caminho mais simples para acessar o Marketplace do Facebook é verificar se a ferramenta está disponível na tela inicial, assim que você insere os dados de cadastro na plataforma.
No PC
- Acesse “facebook.com” (sem aspas) e faça login com sua conta;
- Clique em “Marketplace”, no menu lateral esquerdo, ou no ícone de uma casa no topo da tela;
- Verifique se os anúncios estão carregando corretamente;
- Clique nos botões de menu na lateral esquerda para checar se estão funcionando.
No Android e iPhone (iOS)
- Abra o app do Facebook;
- Toque em “Menu” (ícone com três linhas), no canto inferior direito da tela;
- Acesse a opção “Marketplace”;
- Caso a ferramenta não apareça nos atalhos, desça um pouco a tela e toque em “Ver mais”.
Problemas para acessar o Marketplace do Facebook
Se mesmo com o tutorial acima você ainda não consegue acessar o Marketplace do Facebook, existem alguns problemas que podem estar acontecendo na sua conta ou aplicativo da rede social. Veja a seguir algumas das possíveis soluções.
Atualize o aplicativo do Facebook no celular
Pode ser que o app do Facebook no seu celular esteja desatualizado. É normal que esse tipo de erro aconteça, principalmente porque as ferramentas vão sendo otimizadas para versões mais recentes do aplicativo.
Se este for o caso, acesse sua conta na Google Play Store (Android) ou App Store (iOS) e verifique se há alguma atualização disponível para o Facebook. Depois, abra novamente o app da rede social e veja se há o botão para acessar o Marketplace dentro da opção “Menu".
Acesse diretamente o site do Marketplace
Outra alternativa simples e que é recomendada pelo próprio Facebook é você acessar diretamente a página do Marketplace. Copie e cole o endereço “facebook.com/marketplace" (sem aspas) no seu navegador de PC ou celular, e tente abrir o site.
O link funciona, mas o acesso foi removido
Se o link do tópico anterior funciona, mas você se deparou com uma mensagem dizendo que seu acesso foi removido, pode ser que o Facebook tenha bloqueado sua conta especificamente para o Marketplace. Isso acontece em casos de violação das Políticas Comerciais ou dos Padrões da Comunidade da rede social.
De acordo com o Facebook, é possível solicitar a revisão da conta. Basta acessar o mesmo site (“facebook.com/marketplace”), fazer login com seus dados e ir em “Solicitar análise”. A resposta é enviada em até uma semana para o e-mail principal associado à conta no Facebook.
O Marketplace não abre no Facebook Lite
A ferramenta Marketplace não está disponível no Facebook Lite, versão mais leve do app do Facebook. Você precisa usar o aplicativo normal ou acessar a plataforma por um navegador de internet no celular ou computador.
Fonte: Facebook