Com privacidade aprimorada, novo Opera já pode ser baixado

Por Rafael Arbulu | 23 de Agosto de 2019 às 15h00
Reprodução
Tudo sobre

Opera

Saiba tudo sobre Opera

Ver mais

A nova versão do Opera — Opera 63 — já se encontra disponível para download. A nova versão do navegador traz um foco aprimorado na privacidade do usuário, explicando em detalhes algumas informações que outros navegadores, diz a empresa, tendem a deixar de lado.

Todos os navegadores alertam que, mesmo em modo privado, há ainda a possibilidade de que seus dados de navegação ainda possam ser vistos por alguns sites, seu provedor de acesso ou a empresa ou local de internet compartilhada que você utiliza (em caso de redes públicas como cybercafés ou corporativos). O novo Opera, porém, ressalta que sua navegação “será invisível para outras pessoas que utilizem o Opera no mesmo dispositivo”.

(Imagem: Reprodução/Genbeta)

O navegador também informa quais dados serão excluídos imediatamente após o fechamento da aba privada: histórico, cookies, dados de navegação e informações inseridas em formulários, como logins, nomes e outras informações. Depois, uma outra coluna ainda detalha que serão guardadas as informações que você optar por salvar, como logins preferenciais, downloads e sites marcados na aba de Favoritos.

Não parece muito diferente de outros navegadores, mas a disposição das informações na nova versão do Opera torna esse tipo de conteúdo mais claro e intuitivo, esclarecendo o internauta mais casual quanto à importância e relevância de seus dados.

Fonte: Genbeta; Opera

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.