Celebrando mês do orgulho LGBTQ+, Instagram introduz novas opções de gênero

Por Rafael Arbulu | 12 de Junho de 2019 às 12h12
Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

O Instagram atualizou sua plataforma para incluir novas opções de gênero para os usuários da rede social. Em celebração ao mês do orgulho LGBTQ+, a plataforma pertencente ao Facebook alterou o campo de gênero e onde antes se via apenas as opções “Masculino”, “Feminino” e “Não especificado”. Agora, agora é possível ver “Masculino”, “Feminino”, “Prefiro não dizer” e uma caixa em branco onde você poderá inserir manualmente a forma como deseja ser retratado.

A ideia, segundo o próprio Instagram, é de inserir o campo em branco para atender especificamente a demandas que já vinham sendo feitas por públicos fora do eixo heteronormativo, como transgêneros, transsexuais e outros nomes não conformados aos padrões normativos de gênero.

Além disso, o Instagram anunciou uma parceria com a ONG LBGT chamada “GLAAD” para identificar algumas das hashtags mais utilizadas pela comunidade homo, bi e trans. Pela atualização, essas tags passarão a exibir um gradiente com as cores do arco-íris sempre que forem utilizadas em posts e comentários. Tais tags incluem “#lgbt”, “#bornperfect” e “#transequalitynow”. Já nos Stories, quando um deles é publicado com essas tags, o “anel” que notifica usuários de um story não lido será colorido pelas cores do arco-íris ao invés do rosado padrão.

(Imagem: Divulgação/Instagram)
(Imagem: Divulgação/Instagram)

Finalmente, um novo efeito de câmera foi introduzido pela rede social: baseado em tecnologias de realidade aumentada e o trabalho de artistas LGBTQ+ como @orbgoddess, @CodyMesh, @shaunpez e @amberarcadia, o novo efeito se encontra disponível no seletor dos Stories.

Mais além, o próprio perfil do Instagram compartilhará posts com dados e informações relacionadas ao público LGBTQ+ global, destacando diversas personalidades que possuem alto trânsito com esse tipo de audiência.

Fonte: Instagram

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.