Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bomba! Vazam áudios de Mark Zuckerberg em reunião com funcionários do Facebook

Por| 01 de Outubro de 2019 às 11h24

Link copiado!

Bomba! Vazam áudios de Mark Zuckerberg em reunião com funcionários do Facebook
Bomba! Vazam áudios de Mark Zuckerberg em reunião com funcionários do Facebook
Tudo sobre Facebook

Que fase a do Facebook. Em um momento que deveria ser de calmaria (pelo menos na aparência) — afinal, a empresa se ajeitou com as autoridades e teve aumento significativo do valor de suas ações —, vem mais uma bomba para a rede social.

O The Verge obteve duas horas de áudios vazados de Mark Zuckerberg em reunião com funcionários. Entre os temas abordados, tivemos concorrentes, a mídia, críticos e, claro, o governo dos Estados Unidos.

Entendendo melhor

O mês de julho foi de tirar o fôlego. O Facebook recebeu uma multa de US$ 5 bilhões da Federal Trade Commission devido ao escândalo Cambridge Analytica. Depois disso, a companhia firmou um acordo com a Securities and Exchange Commission alegando ter cometido um equívoco junto aos investidores sobre os riscos de dados incorretos dos usuários. Por esta firma, foi desembolsado um valor insignificante de US$ 100 milhões. E, por fim, a rede social divulgou seus ganhos trimestrais em 24 de julho, que superaram as expectativas dos investidores e acabaram por elevar o valor das ações.

Continua após a publicidade

Dentro da empresa o clima era bem mais tenso. Vários candidatos presidenciais de 2020, liderados pela senadora Elizabeth Warren (Democratas), pediram a separação do Facebook de suas empresas controladas, como WhatsApp e Instagram. A introdução da Libra, a criptomoeda criada pelo Facebook, enfrentou forte resistência de reguladores de todo o mundo, preocupados com a possibilidade de desestabilizar o sistema financeiro global.

Essas questões foram levantadas em duas reuniões abertas com os funcionários em julho e foi daí que surgiram os áudios. Essas reuniões foram no formato de perguntas e respostas entre Zuckerberg e seus colaboradores. Em uma linguagem geralmente mais sincera do que costuma usar em seus comentários públicos, Mark tentou unir a empresa contra seus concorrentes, críticos e o governo dos EUA.

Vejam alguns dos pontos principais dos áudios:

Sobre o desmembramento da empresa

Continua após a publicidade

Ele prevê que o Facebook processará o governo para impedir que a empresa seja desmembrada, classificando o momento como "existencial" para o Facebook, mas reconheceu que "ainda será uma m...". Respondendo a uma pergunta feita por um funcionário sobre a proposta de Warren de fazer com que o Facebook saia do Instagram e WhatsApp.

"Você tem alguém como Elizabeth Warren que acha que a resposta certa é desmembrar as empresas. Se ela for eleita presidente, eu apostaria que teremos um desafio legal, e apostaria que venceríamos. E isso ainda é ruim para nós? Sim. Mas não quero ter um grande processo contra nosso próprio governo. Essa não é uma posição em que você quer estar, mas nos preocupamos com o nosso país e queremos trabalhar com o nosso governo e fazer coisas boas. Mas veja, no fim das contas, se alguém tentar ameaçar algo tão existencial, você vai para o tatame e luta"

Concorrentes

Ele também disse que o tamanho do Facebook é a única razão pela qual ele pode efetivamente combater a interferência eleitoral, fazendo uma comparação "negativa" com o Twitter. "É por isso que o Twitter não pode fazer um trabalho tão bom quanto possível", disse Zuckerberg.

Continua após a publicidade
“Eles enfrentam, qualitativamente, os mesmos tipos de problemas. Mas eles não podem investir. Nosso investimento em segurança é maior que a receita total de sua empresa".

Em outras partes da conversa, Zuckerberg apresentou um plano para interromper o avanço global de seu concorrente mais recente, o app de vídeo da ByteDance, TikTok. A empresa introduziu um app parecido chamado Lasso e o lançou no México — onde o TikTok ainda não fez incursões — na tentativa de aperfeiçoar o produto antes de lançá-lo em outro lugar.

“Temos um produto chamado Lasso que é um aplicativo independente em que estamos trabalhando, tentando ajustar o mercado do produto em países como o México. Estamos tentando primeiro ver se conseguimos fazê-lo funcionar em países onde o TikTok ainda não é grande antes de competirmos com o TikTok nos países em que ele é [popular]".

Moderadores de conteúdo e críticas da mídia

Continua após a publicidade

O CEO do Facebook também falou sobre os desafios que a empresa enfrenta, seja sobre a quantidade extraordinariamente grande de tempo de inatividade do Facebook este ano ou sobre quais obrigações a empresa tem para seus 30 mil moderadores de conteúdo contratados, algo que tem sido bastante questionado e criticado pela mídia, sobretudo devido às condições insalubres de trabalho dessas pessoas.

“Algumas reportagens são um pouco exageradas, eu acho. Elas parecem vasculhar e até entender o que está acontecendo, mas parecem apenas ver o lado terrível das coisas o dia todo. Existem coisas muito ruins com as quais as pessoas precisam lidar, de fato, e temos que garantir que as pessoas recebam o aconselhamento, o espaço e a capacidade certas de fazer pausas e obter o apoio à saúde mental de que precisam. É algo realmente importante "

O The Verge transcreveu as duas horas de áudio de Mark Zuckerberg. Caso você tenha interesse em ver todo o conteúdo, basta acessar os links de fonte deste texto.

Fonte: The Verge (1 e 2)