Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As pessoas estão passando cada vez menos tempo no Facebook, aponta pesquisa

Por| 29 de Maio de 2019 às 09h33

Link copiado!

As pessoas estão passando cada vez menos tempo no Facebook, aponta pesquisa
As pessoas estão passando cada vez menos tempo no Facebook, aponta pesquisa
Tudo sobre Facebook

Um novo relatório divulgado pela empresa de pesquisa de mercado eMarketer mostra que o volume de engajamento de usuários no Facebook vem diminuindo gradativamente nos últimos anos. Mas calma, essa ainda não é a má notícia: segundo o mesmo relatório, esse ritmo de queda deve perdurar mais tempo, ainda sem previsão de melhora.

A chefe do estudo, Debra Aho Williamson, afirma que essa queda é reflexo das mudanças promovidas pelo Facebook em seu feed de notícias. A rede social fundada por Mark Zuckerberg deixou de priorizar conteúdo publicado por empresas de mídia, reduzindo o chamado clickbait, em um esforço para reduzir o impacto de informações falsas. Mais além, há um sentimento de desapego generalizado pelos usuários da rede — em especial, o público adolescente.

O gráfico abaixo mostra a “evolução” desse desapego ao longo dos anos, para usuários nos EUA. Note que o ápice foi em 2017, quando o pico de engajamento era de 41 segundos. Desde então, ele vem caindo, com a previsão mostrando que os anos de 2020 e 2021 deverão ser os de maior baixa na rede.

Continua após a publicidade

Pode parecer pouca coisa, mas “alguns segundos” a menos na rede social pode ter um impacto significativo para ela: o Facebook ainda deve uma boa parte de sua audiência para seus aplicativos principais e site via browser. Se justamente nesse front a atenção do usuário dispersa e ele abandona o acesso, isso pode gerar um efeito negativo para anunciantes, de onde parte a principal renda da empresa.

Entretanto, há uma luz no fim do túnel: o mesmo relatório da eMarketer aponta uma tendência de crescimento por parte do Instagram, proprietário do Facebook, junto com o WhatsApp. Embora a rede social de fotos e filtros e stories não tenha o mesmo volume de audiência do Facebook, ela é uma das favoritas para anunciantes e empresas que compartilham conteúdo com foco maior em imagens.

Fonte: Mashable