Aprenda como reduzir a quantidade de vídeos no seu feed do Facebook

Por Dimitri Pereira

Apesar de ser uma ferramenta muito interessante, a quantidade de postagens de vídeos no feed do Facebook pode ser um inconveniente para muitos usuários. Muitas pessoas preferem dar prioridade para postagens de amigos ou páginas que contenham apenas fotos e textos e não visualizar um feed cheio de vídeos pesados ou de anunciantes.

Os vídeos, quando configurados para serem executados automaticamente, ainda acabam consumindo mais dados de internet no caso do acesso à rede social através do smartphone. Felizmente, há algumas alternativas para ajudar a diminuir o fluxo desse tipo de postagem, com o uso de recursos extras e com identificação do algoritmo do Facebook. Confira algumas dicas.

Tirar os vídeos do feed

A maneira mais simples de lidar com os vídeos que aparecem no feed do Facebook é ocultá-los. Para fazer isso através do computador é muito fácil, basta clicar sobre a seta no canto superior direito do vídeo e selecionar a opção "Ocultar publicação". Pronto! O vídeo vai desaparecer do seu feed.

O mesmo pode ser feito com anúncios desagradáveis, usando o botão "Ocultar" no post. Com o passar do tempo, o algoritmo inteligente do Facebook irá "entender" que você não está interessado nesse tipo de conteúdo e vai reduzir a exibição dele no seu feed.

video facebook

Ver os posts preferidos no Facebook

Com o tempo, vamos acumulando várias páginas curtidas em nosso Facebook, porém as atualizações acabam por lotar o feed e dificultam a visualização de posts realmente relevantes para o usuário. No entanto, existe um procedimento muito simples que garante que as mídias interessantes não se percam nesse turbilhão de informações. Você pode marcar as páginas que tem como prioridade para não perder nenhuma atualização. Para isso, no computador, acesse a página do Facebook que você mais gosta e coloque o cursor sobre o botão "Curtir", aguarde um instante até abrir um menu. Selecione, então, a opção "Ver primeiro" na categoria "No seu feed de notícias".

video facebook

Bloquear a reprodução automática de vídeos

Outra forma de gerenciar os vídeos no seu feed de notícias do Facebook é impedir a reprodução automática deles. Desse modo, os vídeos só serão reproduzidos quando você clicar sobre o botão "Play". Assim você poderá controlar melhor também o consumo de dados móveis quando acessar a rede social através do seu smartphone, além de deixar o seu feed mais fluido no PC.

Para desabilitar a reprodução automática dos vídeos, acesse as "Configurações" do Facebook e, em seguida, no menu da esquerda, selecione vídeos. À direita, no item "Reprodução automática de vídeos", clique em "Padrão" e selecione "Desativado" no menu que aparece.

video facebook

Pronto! Alterando essas configurações você poderá economizar muito mais dados e deixar o feed do seu Facebook muito mais fluido.