Aprenda a fazer um pedido de verificação de qualquer conta no Twitter

Por Dimitri Pereira
photo_camera Divulgação

Um recurso que, até pouco tempo, era de acesso restrito, se tornou público. Agora, qualquer usuário do Twitter pode solicitar que o microblog reconheça a conta como legítima através de um processo relativamente simples.

O Twitter disponibilizou recentemente um formulário online que qualquer pessoa pode preencher pedindo a verificação de conta de usuário. Caso a plataforma considere que há um interesse público em que o perfil seja verificado, o Twitter então vai oficializá-lo com um sinal de "Check", que significa que a conta foi verificada. No passado,o site foi até acusado de vender esses selos, já que cabia a ele mesmo definir quais usuários teriam esse benefício.

As vantagens de se ter uma conta verificada na rede social, além do selo que atesta a legitimidade da conta, é informar ao leitor que o perfil se trata de autoria certificada diante da comunidade online, e o Twitter pode também liberar o acesso a novas funções em primeira mão para os usuários com o selo.

Com essa nova função, o volume de perfis verificados deverá crescer bastante, já que, dos 320 milhões de usuários, apenas 187 mil possuem contas verificadas.

Se você deseja que a sua conta seja verificada e receba o selo, siga o passo a passo a seguir.

Passo 1. Antes de fazer a solicitação, verifique se sua conta possui todos os requisitos preenchidos. São eles:

. Número de telefone e endereço de emails verificados via SMS e email;

. Uma bio;

. Uma foto de perfil;

. Data de aniversário (caso seja um perfil pessoal, contas de empresas ou instituições não necessitam);

. Um website;

. Tweets definidos como públicos nas configurações pessoais.

Passo 2. Com todas as exigências atendidas, já é possível preencher o formulário de solicitação da verificação de conta. Basta entrar em verification.twitter.com.

Essa página de solicitação não tem tradução para o português. Para iniciar o processo, clique sobre o botão "Continue".

twitter

Passo 3. Na tela seguinte, você deverá especificar o endereço da conta que você quer verificar. Marque a caixa de seleção abaixo caso o perfil seja de uma instituição ou empresa e clique sobre o botão "Next".

twitter

Passo 4. Na próxima página você deverá fornecer algumas informações para identificação e determinar se a sua conta realmente deve ser verificada. Nos primeiros cinco espaços você deverá preencher com links que determinem quem você é. Pode ser redes sociais por exemplo. O mínimo são dois links de referência.

Passo 5. No espaço logo abaixo, escreva o motivo da sua conta ser verificada. Se você for uma figura pública, por exemplo, o seu argumento pode ser de se destacar para combater outros perfis fake.

Passo 6. Depois de tudo preenchido, clique sobre "Next".

twitter

Passo 7. Na próxima tela será exibida a sua solicitação para que você confira as informações e confirme-as antes de enviá-las ao Twitter. Se tudo estiver correto, clique sobre o botão "Submit".

Pronto! Sua solicitação foi enviada! Agora tudo o que você pode fazer é aguardar o processo.

twitter

Caso apareça um sinal de bloqueio, significa que alguma informação ou configuração na sua conta pode estar pendente. Vale notar também que a caixa de texto, no formulário de solicitação, não aceita links (URLs). Se você inserí-los, o microblog bloqueará o botão "Next".

O Twitter também possui uma página para que os seus usuários tirem dúvidas sobre quais URLs podem informar e como dizer à plataforma que é importante para você ter uma conta verificada.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.