Aprenda a criar um perfil profissional no Facebook

Por Redação | 06.06.2014 às 16:00 - atualizado em 29.06.2015 às 15:32

Um perfil no Facebook com informações interessantes, capaz de unir suas habilidades e um pouco de sua vida pessoal, sem exageros, ajuda bastante a fazer novos contatos no meio profissional.

Essa tarefa, no entanto, nem sempre é fácil e foi pensando nisso que o Make Use Of preparou uma lista de dicas que pode te ajudar a construir um perfil atrativo e elegante. Confira-as abaixo.

Exiba um bom visual

Facebook perfil profissional

Parece óbvio, mas é realmente necessário ter uma aparência profissional na sua imagem de perfil. Tenha uma coleção de fotos em que está bem, em foco, e evita situações inadequadas. O nível de profissionalismo dependerá do seu trabalho, mas tenha certeza de que você seja vista como uma pessoa confiável e amigável.

Para imagens de capa, pense numa tomada cênica de sua coleção de fotos ou dê uma olhada nas melhores ferramentas da web para criar capas e incrementar o design delas.

Leia também: Do básico ao inovador, 10 sites para ajudar você a criar seu currículo

Algumas pessoas já usam a capa para linkar para seus endereços eletrônicos, o que dá certo se for feito adequadamente. Outra coisa destaca é ter uma capa com informações sobre seus hobbies e paixões. Faça isso corretamente e seu perfil será interessante tanto para amigos quanto para os colegas de trabalho.

Configurações de privacidade

Facebook perfil profissional

Ter um perfil somente para amigos é uma coisa, outra é disponibilizar informações sobre a sua vida aos olhos de todo o público. Então, atenção nestes pontos para evitar gafes:

  • Crie uma lista de amigos para separar os mais chegados dos colegas de trabalho. Com isso, ficará mais fácil separar o conteúdo que não pode ser visto em ambiente profissional. É melhor que algumas coisas fiquem apenas entre os mais íntimos;
  • Certifique-se que a configuração padrão de sua Linha do Tempo esteja definida em "Apenas Amigos" ou outro grupo pessoal;
  • Da mesma forma, certifique-se que os álbums de fotos e aplicativos do Facebook estejam listados apenas para seus amigos mais próximos ou uma lista à parte;
  • Navegue entre as páginas e fotos que gostou e certifique-se que apenas os amigos relevantes podem ver esse conteúdo. O padrão é que as páginas sejam visíveis ao grande público e qualquer um possa ver quais você curtiu.

Permita te seguirem

Seguir no Facebook é diferente de fazer o mesmo no Twitter: não precisa ser recíproco. E mesmo que siga alguém de volta, o Facebook não dá a você o direito de enviar convites a jogos simplórios, por exemplo. Isso encaixa certinho no ambiente de trabalho, já que todos poderão ver somente seus posts públicos e nada mais que isso.

Poste publicidade de vez em quando

Se você sabe que a maioria de seus seguidores são do meio empresarial, é interessante postar uma atualização sobre seus atributos profissionais de vez em quando. Tente escrever sobre coisas que sua companhia está fazendo ou assuntos relevantes a sua área.

Se pretende mudar de carreira ou provar que tem conhecimento em outro campo, use isso como uma maneira de mostrar o quanto sabe e está interessado postanto links sobre o desenvolvimento desse setor.

Também considere adicionar suas habilidades e detalhar alguns eventos na Linha do Tempo pública. Isso ajudará seus seguidores a identificar grandes acontecimentos em sua vida, como o momento em que você se formou ou se casou.

Se busca por interações baseadas em eventos da vida real, então poderia levantar questões sobre o que sente, caso não se importe de torná-las públicas.

Ao publicar essas ideias de tempos em tempos, seu público irá compor sua Linha do Tempo com uma boa variedade de postagens para seus conhecidos verem. Se seus amigos já te acham interessante, então eles também se interessarão por esse conteúdo.

Fotos profissionais

Se sua companhia postar fotos com você no ambiente de trabalho ou se tem imagens no exercício de sua função, coloque-as em destaque. Publicá-las de vez em quando pode ajudar seus seguidores a conhecê-lo melhor e ainda assim manter sua postura profissional. Claro, se quiser postar fotos menos profissionais, tenha certeza de ajustá-las para que apenas seus amigos possam vê-las.

Outras pequenas dicas

Sempre organize e "limpe" seu perfil, desmarcando a si mesmo de fotos indesejadas ou jogando imagens desnecessárias fora. Aprimore seu "visual online" destacando apenas as informações ideais para o que almeja.

Atualmente, a primeira coisa que um empregador faz é buscar pelo seu nome na rede social. Então, você será mais bem visto se estiver numa posição com algo profissionalmente interessante ao redor de você. Tente fazer do seu perfil profissional um currículo básico.

Fonte: Make Use Of

Fonte: http://www.makeuseof.com/tag/manage-facebook-profile-like-professional-weekly-facebook-tips/