Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Algoritmo de fotos do Twitter é racista e nem a rede social sabe o porquê

Por| 21 de Setembro de 2020 às 20h00

Link copiado!

Reprodução: Kelly Searle/Unsplash
Reprodução: Kelly Searle/Unsplash
Tudo sobre Twitter

Alguns indivíduos desacreditam dos avisos de especialistas a respeito dos perigos éticos da inteligência artificial — porém, agora temos uma prova bem crítica de como um algoritmo de aprendizado de máquina pode ser maligno mesmo sem ter sido programado propositalmente para isso. O Twitter, neste momento, está quebrando a cabeça para entender o porquê de seu sistema de recorte automático de fotografias estar demonstrando tendências racistas.

O algoritmo em questão foi projetado para otimizar a visualização de imagens no feed da rede social. Quando você publica uma foto grande demais e/ou fora das proporções aceitas pela plataforma, ela automaticamente escolhe uma porção do retrato para exibir, priorizando rostos humanos que porventura sejam identificados — é necessário clicar na imagem para visualizá-la por completo. Até aí, tudo bem.

O problema é que alguns internautas perceberam que esse sistema prioriza, na maioria das vezes, rostos de pessoas brancas em vez de indivíduos negros. A polêmica começou quando o programador Tony Arcieri fez uma série de testes em seu perfil, compartilhando montagens que juntavam os rostos do senador Mitch McConnel e do ex-presidente Barack Obama. O sistema sempre priorizava o rosto de Mitch.

Continua após a publicidade

Graham Christensen, integrante do time de segurança e infraestrutura do NixOS, realizou outro teste com imagens stock (tiradas de bibliotecas) para garantir que o problema não estaria ligado a outros fatores externos, como uma eventual maior popularidade do senador em tempos de discussão política pré-eleições presidenciais dos EUA. Infelizmente, a tentativa foi em vão, pois o código novamente priorizou o modelo branco em todos os cenários.

Acredite ou não, mas alguns internautas chegaram ao ponto de testar o algoritmo com personagens de desenhos animados (Lenny e Carl, da franquia Os Simpsons) e até mesmo com cachorros. Você já imagina o resultado: Lenny ficou em destaque, tal como o cão de pelagem clara versus aquele de pelagem escura.

Continua após a publicidade

Como resolver?

Naturalmente, essa situação não está nada legal para o Twitter. Alguns executivos da companhia começaram a fazer seus próprios testes não-científicos e não-oficiais para tentar entender o porquê desse comportamento. Dantley Davis, chefe do setor de design da rede social, por exemplo, conseguiu reverter um dos testes dos internautas ao esconder as mãos do modelo negro.e vesti-lo com o mesmo terno do modelo branco.

Continua após a publicidade

Liz Kelley, da equipe de comunicações da empresa, afirmou que a companhia “não encontrou evidências de preferências raciais ou de gênero em seus testes”, mas concordou que seriam necessárias análises mais aprofundadas.

“Esta é uma questão muito importante. Para evitar isso, fizemos uma análise em nosso modelo quando o lançamos, mas ele precisa de melhorias contínuas. Adoro este teste público, aberto e rigoroso — e estou ansioso por aprender com ele”, finaliza Parag Agrawal, gerente de tecnologia do Twitter.

Posicionamento oficial do Twitter

Continua após a publicidade

A assessoria de imprensa do Twitter no Brasil entrou em contato com o Canaltech e incluiu o seguinte posicionamento oficial, publicado também no perfil nacional da companhia no microblog:

Fizemos uma série de testes antes de lançar o modelo e não encontramos evidências de preconceito racial ou de gênero. Está claro que temos mais análises a fazer. Continuaremos compartilhando nossos aprendizados e medidas, abriremos o código para que outros possam revisá-lo.

Fonte: The Verge