Recurso de vídeo do Instagram derruba popularidade do Vine

Por Redação | 28.06.2013 às 16:25

Na semana passada, o Instagram anunciou seu novo recurso de vídeo, capaz de fazer gravações de até 15 segundos através da própria câmera do aplicativo. Conforme previsto, essa não foi uma notícia boa para o concorrente Vine. O aplicativo de vídeos curtos viu sua curva no gráfico de compartilhamentos no Twitter cair vertiginosamente após a novidade do app de propriedade do Facebook.

Vale ressaltar que os registros de vídeo no Instagram têm uma vantagem de nove segundos a mais que o concorrente Vine. A ferramenta de análise do Topsy divulgou um gráfico que mostra exatamente quantos links para o Vine e para o Instagram foram compartilhados no Twitter a cada dia. Na imagem, é possível ver que o mês de junho estava ótimo para o Vine, com um número de links compartilhados bem maior do que o do Instagram. Mas tudo mudou após o anúncio do novo recurso de vídeo do app.

Vine versus Instagram

Imagem: Topsy

É possível ver nitidamente a queda de links para o Vine (linha laranja) exatamente no dia do lançamento do recurso de vídeo do Instagram, 20 de junho. Também é possível notar que, entre o final de maio e início de junho, o Vine conseguiu a façanha de ultrapassar os compartilhamentos para o Instagram pela primeira vez.