Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Na França, moradores de rua recebem smartphone para contar suas vidas no Twitter

Por| 11 de Novembro de 2013 às 06h15

Link copiado!

Na França, moradores de rua recebem smartphone para contar suas vidas no Twitter
Na França, moradores de rua recebem smartphone para contar suas vidas no Twitter
Tudo sobre Twitter

Não é raro encontrarmos todo tipo de moradores de rua no nosso caminho para o trabalho, faculdade ou de volta para casa. Muitas vezes tecemos comentários debochados sobre eles e os negligenciamos, tapando o sol com a peneira e fingimos que um problema social não existe ali. Infelizmente são poucas as pessoas que se dispõem a saber e compreender os motivos que os levarão até ali e mais raras ainda as que se dispõem a ser agentes de mudança.

Pensando nisso foi que, na França, a Rádio França Internacional e a Fundação Abbé Pierre se uniram e lançaram o projeto "Tweet2Rue", para combater a exclusão social no país. Para tanto, o projeto entregou smartphones a cinco moradores de rua e os instruiu a compartilhar os fatos do seu dia a dia no Twitter.

Vítimas da recessão econômica que atinge a França, os participantes têm entre 24 e 47 anos e moram na rua há pelo menos 3 anos. "A melhor professora é a rua e a melhor escola é a vida", tuitou Nicolas, um dos franceses que participa do projeto.

Além de Nicolas (@nickopompons), também fazem parte da iniciativa Ryan (@usher226), Patrick (@kanter57640), Manu (@115toimeme) e Sébastien (@DjamaikaPtiseb), todos já com milhares de seguidores no microblog.

Continua após a publicidade

Segundo noticiou a Exame, os criadores do projeto afirmaram que a escolha do Twitter não foi arbitrária. Para eles, as mensagens curtas e diretas do serviço ajudam a criar uma visão mais digna desses moradores e isso poderá chamar atenção de outros potenciais participantes.

A página do projeto diz que essa é "uma forma escrita e social, que valoriza as capacidades interpessoais. Eles [os participantes] falam diretamente e longe dos julgamentos de aparências e criam assim o diálogo".