Internet.org: Facebook começa a oferecer internet gratuita na Índia

Por Redação | 10.02.2015 às 12:15

O projeto Internet.org do Facebook, que tem a intenção de oferecer serviços básicos de internet móvel a locais em que ela ainda não está disponível, acaba de dar mais um grande passo ao aterrissar na Índia.

Segundo informações do TechCrunch, o serviço já está funcionando por lá e moradores dos estados de Tamil Nadu, Maharashtra, Andhra Pradesh, Gujarat, Kerala e Telangana já podem acessar a internet utilizando a infraestrutura construída pela iniciativa. O objetivo é conectar mais de um bilhão de pessoas que ainda não têm acesso à rede no país asiático.

Grande parte dos serviços do Internet.og estão em inglês e em seis línguas usadas na Índia: Hindi, Tamil, Telugu, Malayalam, Gujarati e Marathu. O serviço pode ser acessado através de um aplicativo Android, na tela inicial do navegador Opera Mini ou do UC Browser, da UCWeb.

Durante o período inicial, serão 38 sites e serviços disponíveis, entre eles, o Facebook, Facebook Messenger, BBC Reuters, ESPN, Índia Today, Wikipedia, News Hunt, entre outros.

A chegada do Internet.org na China beneficia não só a população, mas também o Facebook, que visa conseguir retorno do investimento em publicidade. Ainda há a expectativa de que a disponibilização da conexão incentiva as pessoas a comprarem celulares cada vez melhores.