Instagram lança app que permite criar vídeos com efeito time-lapse

Por Redação | 26 de Agosto de 2014 às 14h59
photo_camera Divulgação

O Instagram já possui recursos de foto, vídeo e, mais recentemente, de compartilhamento de conteúdos que se autodestroem através do app Bolt, concorrente do Snapchat. Agora, a companhia lançou nesta terça-feira (26) o Hyperlapse, uma ferramenta que promete facilitar a criação e edição de arquivos de imagem e vídeo com o efeito de motion time-lapse (ou "lapsos no tempo").

Para quem não sabe, o efeito time-lapse é muito usado em clipes e montagens que aceleram o tempo, mas que geralmente levaram horas para serem captados. Você certamente já deve ter visto algo assim, principalmente em gravações do pôr-do-sol ou da rápida movimentação de pessoas em ruas, avenidas e estações de trem.

O problema é que produzir algo assim leva tempo e custa caro para a maioria dos usuários, se for levar em consideração os equipamentos necessários para produção de um conteúdo profissional. Dessa forma, a proposta do Hyperlapse é popularizar esse estilo de filmagem, permitindo que qualquer pessoa com um tablet ou celular brinque com o efeito. "Não queríamos criar uma função que ficaria escondida [dentro do Instagram]. (...) Este é um aplicativo que permite que você esteja em um determinado momento de um jeito diferente", comentou Mike Krieger, cofundador e diretor técnico do Instagram.

Em entrevista à revista Wired, os engenheiros e executivos da rede social disseram que o Hyperlapse usa um algoritmo de estabilização automática de imagem para criar um padrão entre os frames do vídeo. Na prática, isso significa que mesmo que o smartphone balance ou trema em algum ponto da filmagem, o app será capaz de recriar o clipe de forma estável e sem tremedeiras através do sensor giroscópio do próprio aparelho. Segundo os criadores, esse recurso é semelhante ao Steadicam, um produto usado por cinegrafistas que evita imagens tremidas ou borradas.

Como funciona

Hyperlapse

Em apenas dois passos, app permite criar vídeos curtos em time-lapse. (Foto: Luciana Zaramela/Canaltech)

Com um visual bem simples e minimalista, o Hyperlapse possui basicamente duas telas para a produção de imagens e vídeos em time-lapse. A primeira tela exibe a câmera, com um botão grande de gravação ao centro. Basta pressioná-lo para começar a gravar um conteúdo. O Instagram recomenda que você filme longos trechos, se possível sem interrupções, e que haja bastante espaço na memória interna do seu smartphone.

Uma vez terminada a gravação, o app exibe uma segunda tela, desta vez para editar aquilo que você produziu. É aqui que você seleciona a velocidade de reprodução do seu vídeo, podendo ser em um tempo "normal" ou acelerá-lo até 12 vezes – lembrando que é possível editar até seis minutos de filmagem contínua. Quando terminar de editar seu trabalho, você pode compartilhá-lo no Instagram ou no Facebook, além de visualizá-lo na biblioteca do seu dispositivo.

Os vídeos feitos pelo aplicativo não são em alta resolução como aqueles feitos por equipamentos profissionais, já que o objetivo é dar a qualquer usuário as ferramentas básicas necessárias para a criação de clipes curtos em time-lapse. Além disso, se quiser adicionar filtros e optar por outros formatos de tela (como o quadrado, por exemplo), será preciso enviar o conteúdo para o Instagram e finalizar a edição por lá antes de enviá-lo para sua timeline no app.

Por enquanto, o Hyperlapse pode ser baixado gratuitamente apenas em dispositivos com iOS 7.0 ou superior (clique aqui para fazer o download da iTunes App Store). Uma versão para Android está em desenvolvimento, mas ainda não há previsão de lançamento devido a problemas de compatibilidade da ferramenta com o aplicativo da câmera do Google.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.