Instagram expande estratégia de publicidade em três países
Por Iara Schiavi | 09 de Junho de 2014 às 17h52
O Instagram acaba de anunciar que irá expandir sua estratégia de publicidade para outros países além dos Estados Unidos. Segundo um porta-voz da empresa de propriedade do Facebook, “nos próximos meses”, usuários de três países começarão a receber anúncios no feed: Canadá, Reino Unido e Austrália. Mas a empresa esclarece que no futuro outros países também podem ser adicionados. As informações são do site Mashable.
O Instagram não informou quantos dos seus 200 milhões de usuários serão atingidos pelas novas mudanças da área de marketing. A companhia também não divulgou nenhum dos anunciantes internacionais, no entanto, o porta-voz esclareceu que os anúncios serão voltados para cada região individualmente.
Segundo o que foi possível entender do anúncio feito pelo Instagram, a companhia irá trabalhar com a colaboração de anunciantes que já fazem parte da rede social na região e que têm uma participação expressiva no próprio aplicativo. O porta-voz explicou que esse foco inicial pode representar uma marca global, mas com um forte apelo em uma determinada região, assim como uma marca regional do país ou de algum local específico.
Essa não é a primeira tentativa do Instagram com publicidade incorporada no feed dos usuários. A estratégia foi testada pela primeira vez em novembro passado apenas para os usuários dos Estados Unidos, começando com poucos anunciantes, como Michael Kors, Burberry e Lexus.
A reação dos usuários quanto à publicidade foi mista, as imagens tiveram um alto número de likes, ao mesmo tempo em que muitos reclamaram nos comentários a tentativa do Instagram de adicionar conteúdo pago aos feeds. Mesmo com a adição dos anúncios, o Instagram teve 50 milhões de novos usuários em seis meses.