Números curiosos do Facebook: rede social gera mais de 500TB de dados por dia

Por Redação | 23 de Agosto de 2012 às 14h35

Você já imaginou qual é a quantidade de dados gerada diariamente nas redes sociais? Já deu para imaginar que se trata de um grande volume de informações. Só o Facebook gera mais de 500TB de dados a cada 24 horas.

De acordo com o Slash Gear, a rede social gera aproximadamente 2,7 bilhões de 'curtir' e 300 milhões de novas fotos são postadas no serviço diariamente, contabilizando mais de 2,5 bilhões de novos conteúdos processados pelo sistema no período.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A empresa ainda afirma que a cada trinta minutos 105TB de dados são escaneados pelos seus servidores. O disco do Facebook Hadoop é capaz de armazenar 100 petabytes de dados (cada petabyte equivale a 1.048.576 gigabytes, ou seja, o disco possui muuuuuuuuuita capacidade de armazenamento!).

Facebook Big Data

A empresa garante que apenas um grupo seleto de funcionários tem acesso às informações dos usuários

Com a capacidade de processar dados em apenas alguns minutos, a empresa pode sair na frente e lançar novos produtos, compreender as reações dos usuários e modificar projetos praticamente em tempo real. Essa capacidade de processamento também pode ser muito útil para os anunciantes, já que os anúncios são rastreados com facilidade e a pesquisa de mercado pode ser concluída com mais agilidade.

"O Big Data te traz ideias e gera um impacto no seu negócio. Se você não está aproveitando os dados que está coletando, então você tem apenas uma pilha de dados e não informações significativas", afirmou ao TechCrunch Jay Parick, vice-presidente de engenharia do Facebook.

A empresa também possui um sistema de armazenamento de dados intitulado 'Prism Project', no qual ele é capaz de salvar todas as informações dos usuários em centros de dados diferentes, mas que podem ser visualizados a partir de uma única central.

E o Facebook ainda garante que todos os dados possuem sistema de rastreamento, que permitem que apenas os funcionários responsáveis pelo departamento de produtos tenham acesso aos centros de dados e não abusem do acesso à informação do usuário.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.