De olho em mercados emergentes, Facebook lança app simplificado da rede social
Por Anderson Nascimento | 26 de Janeiro de 2015 às 10h41
Alvo de queixas de vários usuários do Android, o aplicativo oficial do Facebook ganhou uma nova versão, que promete rodar de maneira mais leve nos smartphones de especificações mais modestas. Batizado de Facebook Lite, o app foi desenvolvido para atender os mercados emergentes e que trabalham com aparelhos considerados low-end.
Segundo o TechCrunch, o app ainda está em fase de testes e está disponível apenas para os mercados de Bangladesh, Nepal, Nigéria, África do Sul, Sudão, Sri Lanka, Vietname e Zimbabué. A escolha pelos países está relacionada à limitação das conexões com a internet e, principalmente, porque a empresa precisa do feedback dos usuários para entender como o app pode ajudar os usuários a terem uma melhor experiência.
O Facebook também está de olho no aumento das vendas de smartphones em países como a Índia, o crescimento no mercado asiático e o grande potencial da África, em especial na região sudeste do continente. Lá, a rede de internet móvel ainda está no início e é muito provável que o mercado de smartphones low-end se aqueça muito rapidamente.
O aplicativo possui apenas 252 KB e está otimizado para atender conexões 2G. Além disso, o Facebook Lite traz algumas funcionalidades do app principal, como as notificações push e a integração com a câmera do dispositivo.
Até o início desta segunda-feira, o aplicativo já foi baixado cerca de 50 mil vezes e possui uma avaliação positiva de 4,6 na Play Store.