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Conheça os 5 erros mais comuns cometidos por empreendedores no Twitter

Por| 18 de Março de 2014 às 17h15

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Anthony Correia
Anthony Correia
Tudo sobre Twitter

O Twitter é hoje uma das redes sociais mais relevantes do mercado. Com mais de 645 milhões de usuários, o site de microblogs também conta com muitas empresas que já vêm percebendo o potencial desta mídia como ferramenta de marketing há algum tempo. A maioria das grandes multinacionais e até pequenos negócios se beneficiam da ferramenta anunciando seus produtos e se relacionando com clientes.

No entanto, isso não significa necessariamente que elas saibam como utilizar o serviço adequadamente - pelo contrário. A Entrepeneur pesquisou e descobriu quais são os cinco erros mais comuns que empreendedores ainda cometem ao divulgar seu negócio no Twitter. Confira-os e procure evitá-los:

1. Uso inadequado de hashtags

Se você usa hashtags apenas para mostrar os assuntos que gosta, então você está fazendo isso errado. Para maximizar a visibilidade do seu negócio, é preciso pensar estrategicamente em suas publicações e utilizar hashtags populares (principalmente as que figuram entre os trending topics). Você tem que entrar no assunto de forma natural, mas sempre fazer parte dos assuntos mais comentados.

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2. Exagerar no uso de hashtags

O primeiro conselho é: faça parte dos trending topics. O segundo é o seu complemento: faça isso com tato. Se você viu que #Japan está entre os assuntos mais comentados e tentar usar a hashtag em qualquer publicação sua, poderá acabar sendo insensível e incoerente com seus clientes. Afinal, o assunto pode ser popular porque houve uma grande catástrofe natural que deixou milhares de mortos e desabrigados no Japão. Seja esperto: esteja por dentro dos trending topics, saiba por que são populares e publique de acordo com isso.

3. Não usar as menções a seu favor

Esse conselho é simples: nunca inicie um tuíte com @. Se alguém escreve sobre você com uma mensagem "Adorei o @negócio, muito bom!", todos os seus seguidores e os seguidores da pessoa que tuitou irão ver - e isso será uma grande publicidade.

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No entanto, se você responder "@cliente, muito obrigado!", apenas você, seus seguidores e a pessoa a quem você está respondendo irão visualizar a mensagem na linha do tempo. Com isso, você estará perdendo todos os seguidores do @cliente, que poderiam ser contactados simplesmente mudando a posição do @. Então, quando responder a algum elogio ou mensagem, lembre-se: escreva algo antes do @. Exemplo: "Obrigado, @cliente! Tentamos sempre nosso melhor".

4. Não publicar imagens no Twitter

Já diz o ditado: "uma imagem vale mais que mil palavras". Isso também vale quando você publica mensagens no Twitter, onde o que você escreve está concorrendo com centenas e até milhares de tuítes que seus clientes seguem. Imagens aparecem no feed de notícias e se destacam muito mais do que uma linha de texto.

5. Retuitar tudo

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Retuitar tudo o que aparece na sua frente não é produtivo. Pelo contrário, é impessoal e irritante. Ninguém quer seguir um perfil que só fica retuitando tudo o que vê, sem qualquer adição ou filtro. Se você achou algo muito legal e quer compartilhar, o faça, mas lembre-se de sempre adicionar alguma mensagem ou algum toque pessoal. Ser criativo é a melhor maneira para aumentar o número de seguidores.