Conheça os 5 erros mais comuns cometidos por empreendedores no Twitter

Por Redação
photo_camera Anthony Correia

O Twitter é hoje uma das redes sociais mais relevantes do mercado. Com mais de 645 milhões de usuários, o site de microblogs também conta com muitas empresas que já vêm percebendo o potencial desta mídia como ferramenta de marketing há algum tempo. A maioria das grandes multinacionais e até pequenos negócios se beneficiam da ferramenta anunciando seus produtos e se relacionando com clientes.

No entanto, isso não significa necessariamente que elas saibam como utilizar o serviço adequadamente - pelo contrário. A Entrepeneur pesquisou e descobriu quais são os cinco erros mais comuns que empreendedores ainda cometem ao divulgar seu negócio no Twitter. Confira-os e procure evitá-los:

1. Uso inadequado de hashtags

Se você usa hashtags apenas para mostrar os assuntos que gosta, então você está fazendo isso errado. Para maximizar a visibilidade do seu negócio, é preciso pensar estrategicamente em suas publicações e utilizar hashtags populares (principalmente as que figuram entre os trending topics). Você tem que entrar no assunto de forma natural, mas sempre fazer parte dos assuntos mais comentados.

2. Exagerar no uso de hashtags

O primeiro conselho é: faça parte dos trending topics. O segundo é o seu complemento: faça isso com tato. Se você viu que #Japan está entre os assuntos mais comentados e tentar usar a hashtag em qualquer publicação sua, poderá acabar sendo insensível e incoerente com seus clientes. Afinal, o assunto pode ser popular porque houve uma grande catástrofe natural que deixou milhares de mortos e desabrigados no Japão. Seja esperto: esteja por dentro dos trending topics, saiba por que são populares e publique de acordo com isso.

3. Não usar as menções a seu favor

Esse conselho é simples: nunca inicie um tuíte com @. Se alguém escreve sobre você com uma mensagem "Adorei o @negócio, muito bom!", todos os seus seguidores e os seguidores da pessoa que tuitou irão ver - e isso será uma grande publicidade.

No entanto, se você responder "@cliente, muito obrigado!", apenas você, seus seguidores e a pessoa a quem você está respondendo irão visualizar a mensagem na linha do tempo. Com isso, você estará perdendo todos os seguidores do @cliente, que poderiam ser contactados simplesmente mudando a posição do @. Então, quando responder a algum elogio ou mensagem, lembre-se: escreva algo antes do @. Exemplo: "Obrigado, @cliente! Tentamos sempre nosso melhor".

4. Não publicar imagens no Twitter

Já diz o ditado: "uma imagem vale mais que mil palavras". Isso também vale quando você publica mensagens no Twitter, onde o que você escreve está concorrendo com centenas e até milhares de tuítes que seus clientes seguem. Imagens aparecem no feed de notícias e se destacam muito mais do que uma linha de texto.

5. Retuitar tudo

Retuitar tudo o que aparece na sua frente não é produtivo. Pelo contrário, é impessoal e irritante. Ninguém quer seguir um perfil que só fica retuitando tudo o que vê, sem qualquer adição ou filtro. Se você achou algo muito legal e quer compartilhar, o faça, mas lembre-se de sempre adicionar alguma mensagem ou algum toque pessoal. Ser criativo é a melhor maneira para aumentar o número de seguidores.