11 imagens polêmicas geradas com a IA Grok no X/Twitter
Por Guilherme Haas |
Usuários da plataforma X, o antigo Twitter, têm criado e compartilhado imagens polêmicas geradas por IA utilizando o novo modelo Grok-2 da xAI, empresa de Elon Musk. As imagens, que incluem figuras públicas em situações controversas geram preocupações sobre o uso da ferramenta sem restrições claras de conteúdo.
O Grok-2, lançado nesta quarta-feira (14) pela xAI, é a mais nova versão do chatbot que agora permite a geração de imagens a partir de comandos de texto. Disponível exclusivamente para assinantes dos planos X Premium e Premium+, a ferramenta tem atraído atenção por suas capacidades avançadas, incluindo chat, codificação e raciocínio, além do novo recurso de criação de imagens.
Imagens polêmicas geradas por IA no X
Diferente de outras inteligências artificiais que impõem limites rígidos sobre o tipo de conteúdo que pode ser gerado, o Grok-2 parece operar com poucos ou nenhum filtro para os prompts dos usuários. Isso tem resultado em uma série de criações que, em outras plataformas, seriam imediatamente bloqueadas por infringirem políticas de uso ou promoverem desinformação.
A falta de mecanismos de controle mais rígidos sobre o que pode ser gerado com essa ferramenta já começa a gerar preocupações, especialmente sobre as possibilidades de criar representações ofensivas de figuras públicas e disseminar conteúdos enganosos. Vale notar que as imagens geradas pelo Grok no X também não possuem marcações que identifiquem sua criação por IA.
Confira abaixo algumas das imagens controversas criadas e compartilhadas pelos usuários na rede social de Elon Musk.
1. Kamala grávida... de Trump?
2. Ex-presidentes americanos com armas e drogas
3. Hitler e Taylor Swift em Paris
4. Marcas de violência
5. Mickey com cerveja e Bill Gates com cocaína
6. Casamento de Trump e... Taylor Swift?
7. Ali Khamenei de tutu
8. Biden de biquini
9. Beijo entre Trump e... Marx?
10. Figuras nazistas
11. Musk & Trump
Conheça também outras IAs para criar imagens a partir de textos gratuitas.