Superman tem sua origem recontada à perfeição em apenas 4 painéis
Por Claudio Yuge |
Todo bom personagem pode ser definido com poucas palavras. Wolverine, com “um caçador e exímio sobrevivente”; ou Batman, com “transforma vingança em justiça”. Claro que o Superman, “o símbolo da esperança”, também pode ser facilmente resumido — e, talvez, essa seja a principal razão pela qual o Homem de Aço continua sendo tão popular com quase 100 anos desde sua estreia. E, agora, uma capa de sua HQ reconta sua origem à perfeição em apenas quatro painéis.
- Mundo Bélico | Entenda por que o maior poder do Superman é sua humanidade
- Como o Superman protege sua identidade de Clark Kent atualmente?
Antes de mostrar qualquer coisa, não custa resumir a origem do Superman quando o bebê Kal-El foi enviado de um mundo condenado, o planeta Krypton, para a Terra, onde ele encontrou um casal que o adotou e o criou como seu próprio filho. A partir daí, os ensinamentos vindos dessas pessoas gentis transformaram um ser quase divino em um poderoso protetor com coração humano, capaz de inspirar esperança a todos que moram em um lar adotivo que aprendeu a amar.
Essa história se tornou tão famosa e recorrente, que todo mundo, mesmo os poucos que não conhecem o Superman, sabem do que se trata. E, ao longo do tempo, nunca precisamos tão pouco para representá-la.
A versão original, de 1929, já era algo extremamente sucinto, deixando muita coisa para nossa imaginação completar, com a criação de Jerome Siegel e Joe Shuster dizendo que “em um planeta distante destruído pela velhice, um cientista colocou seu filho pequeno em uma espaçonave em direção à Terra”.
Os quadros seguintes descrevem o encontro do bebê e sua superforça, de maneira bem tosca, mas que dá para compreender completamente o ocorrido, que se tornaria tão popular a partir dali
Em All-Star Superman #1, lançado em 2006, o artista Frank Quitely transformou a revisão da origem do Homem de Aço no roteiro de Grant Morrison em uma representação gráfica definitiva: um painel mostra um “Planeta Ameaçado”, enquanto destaca a expressão facial de “Cientistas Desesperados”, seguindo para uma pequena nave singrando o espaço como “Última Esperança”, até chegar ao “Casal Gentil” abrindo um paninho vermelho do cobertor de um provável bebê.
Até então, todo mundo pensa que essa seria a definição ideal para a origem do Superman, até a chegada de uma nova representação gráfica apresentada nesta semana.
A origem do Superman em poucos painéis
No lote de solicitações da DC Comics para junho, a editora deu aos fãs uma visão do que tem reservado para o verão norte-americano. O grande destaque fica para a conclusão épica do crossover House of Brainiac, em que, claro, Brainiac tenta dominar a Terra mais uma vez, agora com a ajuda de Czarnianos. A edição que encerra a trama traz algumas variantes para Superman #15.
A variante do artista Danny Earls para Superman #15 mostra a origem icônica de Clark Kent em apenas quatro painéis: o primeiro mostra o bebê Kal-El voando para a Terra através do espaço, o segundo com Clark ainda jovem levantando vários fardos de feno na fazenda Kent, o terceiro tem Clark navegando em Metrópolis e o último painel destaca Superman voando.
Se colocarmos o de Quitely e Earls colocados em uma página, uma ao lado da outra, você, então, terá quase 100 anos de histórias em quadrinhos do maior super-herói de todos contada em apenas oito painéis, do início de Clark Kent ao Superman — difícil encontrar um resumo tão icônico e preciso.
Superman #15 estará disponível no mercado gringo em 25 de junho.