Publicidade

Star Wars revela que Yoda previu ascensão de Palpatine 200 anos antes

Por  | 

Compartilhe:
Marvel Comics
Marvel Comics

A ascensão do Senador Palpatine é um dos episódios mais vergonhosos da história dos Jedis, que foram manipulados o tempo todo por Darth Sidious durante a Saga Skywalker. Esse é um dos mais trágicos e icônicos momentos de Star Wars, que, em uma nova HQ revela Yoda prevendo isso, de forma acidental, 200 anos antes.

Atenção para spoilers de Star Wars: The High Republic – Shadows of Starlight #1!

Só para refrescar a memória, a história de como o Chanceler Supremo Sheev Palpatine se tornou o Imperador foi contada na trilogia prequela de Star Wars, bem como na série animada Clone Wars. Palpatine, que na comunidade Sith é conhecido como Darth Sidious, recrutou o Conde Dookan para lançar uma campanha separatista, buscando autonomia da República Galáctica.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Foi tudo um estratagema para criar pânico em toda a galáxia, usado para manipular os senadores para que concedessem a Palpatine mais poder irrestrito, por uma questão de segurança. No entanto, ninguém sabia disso na época, inclusive os Jedi.

Quando o longa A Vingança dos Sith revelou que Palpatine era secretamente um Lorde Sith, ele foi confrontado por quatro Mestres Jedi e membros do Conselho. Darth Sidious assassinou todos eles. O fracasso nesse episódio marcou o fim dos Jedi.

Como Yoda previu isso?

A Era da Alta República aconteceu 200 anos da trilogia prequela de Star Wars, a mesma que contou os momentos finais desse período. Pois bem, em Star Wars: The High Republic – Shadows of Starlight #1, publicado recentemente, a trama das HQs revisita esse período, mostrando Yoda durante a apresentação de um homem que já foi Jedi, mas caiu para o lado sombrio.

Yoda precisa da ajuda desse homem, chamado Azlin Rell, mas, quando ele leva seu convidado ao Conselho Jedi, todos ficam em posição de alerta. É aí que Yoda diz que o Conselho Jedi deveria ser dissolvido imediatamente “se não consegue lidar com um velho desarmado”.

Embora Palpatine não ficasse realmente desarmado, e muito menos aparentava ser um idoso tão inofensivo, as palavras de Yoda previram acidentalmente exatamente o que aconteceu 200 anos depois: o Conselho Jedi desmoronou depois de ser manipulado de maneira quase infantil por uma figura aparentemente velha e desarmada.

Continua após a publicidade

E, ainda que isso talvez não tenha sido propositalmente explorado pelo roteirista Charles Soule, Yoda está certo em suas palavras: se o Conselho Jedi não consegue identificar e lidar com ameaças desse tipo, então deve ser mesmo dissolvido.