Publicidade

Star Wars mostra que Luke resiste melhor ao ódio do que Anakin

Por  |  • 

Compartilhe:
Marvel Comics
Marvel Comics

O atual volume do título mensal de Star Wars publicado pela Marvel Comics está perto do final da primeira trilogia da Saga Skywalker, entre O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, e mais segredos vêm sendo revelados em continuidade retroativa do novo cânone. Em uma nova HQ, uma trama mostra a maior diferença entre Luke Skywalker e seu pai, Anakin, durante um teste em que o rapaz prova que é difícil de ser dobrado pelo Lado Sombrio da Força.

Atenção para spoilers de Darth Vader #48!

Na atual fase de Star Wars na Marvel Comics, temos visto Luke até flertando com o Lado Sombrio da Força, sem ser corrompido. Darth Vader, que se prepara para o encontro derradeiro com seu filho, na tentativa de trazê-lo para seu lado, tem sentido a resistência do Jedi, e seu lado afetivo sofre cada vez mais pelo fato de ter a certeza de que vai realmente conseguir matá-lo caso seja necessário. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em Darth Vader #48, lançado rcentemente, Luke se vê em um teste surpresa preparado por Sabé, o braço direito de sua mãe, Padmé Amidala.

As revistas tem dado destaque a Sabé, revelando que seu papel durante a saga, principalmente na relação com Darth Vader e seu filho, foram determinantes para a vitória da Aliança Rebelde.

Sabé está determinada a matar Luke para evitar a transformação de mais um Jedi poderoso em uma ameaça para toda a galáxia. Ela presenciou de perto a transformação de Anakin, já que, como os fãs devem se lembrar, Padmé trocou de lado com sua amiga serviçal por um bom tempo na estratégia de confundir terroristas que almejavam assassiná-la.

Luke prova que é mais forte que seu pai

Nas últimas edições, Luke vinha purificando seu próprio cristal kyber de seu sabre de luz e recorreu à ajuda de uma comunidade que cultua religiosamente os poderes das pedras especiais que possuem propriedades energéticas absurdas. Em Jedha, perto do Templo do Kyber, ele conhece mulher sensitiva, Warba Calip, que passa a acompanhá-lo em sua jornada.


Sabé submete Luke a uma provação de ódio e dor, justamente para saber em que estado de integridade o Jedi encontra-se, e, claro, avaliar se sua vida merece ser poupada. Então, ela coloca a vida de Warba em risco só para incomodar o Jedi e saber até que ponto os sentimentos negativos que transformaram Anakin seriam capazes de realizar o mesmo com o rapaz.

No entanto, Luke logo sente a presença de seu pai, que parece estar ciente do que está acontecendo através da própria Força. Entendendo que Sabé tem uma história com Vader, Luke e Sabé pausam seu conflito para ter uma conversa honesta.

Continua após a publicidade

Ao admitir que não é perfeito, Luke também confirma sua intenção de se tornar um Jedi em vez de abraçar o Lado Sombrio da Força. Enquanto a raiva leva ao ódio na escalada de medo e sofrimento, assim como Yoda alertou, o herói prova que é possível resistência à corrupção dos Sith. 

Vale destacar que, recentemente, ele chegou a usar a Força por meio do Lado Sombrio, e, ainda assim, manteve-se íntegro. Isso é mais uma prova de que Luke é mesmo o maior Jedi de todos os tempos, pois ninguém conseguiu resistir à corrupção depois de ter cedido, mesmo que muito pouco.

A HQ destaca também que, antes do derradeiro confronto em O Retorno de Jedi, Vader sempre soube onde Luke estava. Isso agrega mais consistência ao encerramento da história, pois revela que o vilão aos poucos vai aceitando que não terá capacidade de explorar completamente o Lado Sombrio, principalmente pelo fato de suas esperanças de trazer seu filho para os Sith morrerem antes mesmo de mais uma tentativa.

Assim, Star Wars revela que a maior diferença entre Luke e Vader é o fato de que o filho, mesmo passando por provações tão intensas quanto as que transformaram seu pai, jamais poderiam corrompê-lo.