Riso descontrolado | Qual é a doença do Coringa?
Por Claudio Yuge |

Todo mundo que conhece o Coringa sabe que uma das suas “marcas registradas” é a gargalhada constante em seu rosto — algo tão bizarro que torna isso em algo completamente desconfortável para as pessoas que o veem, especialmente suas vítimas.
- Coringa: receita do Gás do Riso é tão letal quanto a arma biológica
- Nova HQ reforça a teoria de mais de um Coringa no Universo DC
Embora já tenha sido citado nos quadrinhos anteriormente, na adaptação de Todd Phillips, com Joaquin Phoenix, de 2019, certo momento do filme trata isso como uma condição médica. Mas, então, qual seria a doença do Palhaço do Crime?
O distúrbio do riso é chamado de Afeto Pseudobulbar, e também é conhecido como Labilidade Empocional e Transtorno da Expressão Emocional Involuntária: uma condição caracterizada por episódios de riso ou choro súbito, incontrolável e inapropriado, desproporcional ao evento em questão, que também não tem algo específico considerado como gatilho.
Esse problema pode ocorrer em pessoas com lesões cerebrais, derrame ou certas condições neurológicas, como Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) ou Esclerose Múltipla. A condição "envolve uma desconexão entre o lobo frontal (que controla as emoções) e o cerebelo e o tronco cerebral (onde os reflexos são mediados)", de acordo com a American Stroke Association.
“Sintomas graves de afeto pseudobulbar podem causar constrangimento, isolamento social, ansiedade e depressão”, escreve a Mayo Clinic. Tratamento com antidepressivos e psicoterapia normalmente são os mais indicados, segundo ficha médica do Google.
Joaquin Phoenix fala sobre a doença do riso descontrolado do Coringa
Contudo, embora haja uma condição médica registrada sobre algo que possa “justificar” o riso descontrolado do Coringa, o ator Joaquin Phoenix não acredita que este seja o caso do Palhaço do Crime. "Questiono se é realmente isso que ele tem", disse ele sobre o afeto pseudobulbar. "É um daqueles exemplos de algo que eu não queria responder”, comentou, ao Movieline.
Para Phoenix, o riso descontrolado do Coringa está muito mais associado ao tratamento que a sociedade deu ao personagem, assim como um questionamento sobre o que significa humor na cultura mundial — principalmente para quem cresceu fora do contato convencional com o mundo, a exemplo de Arthur Fleck, o Palhaço do Crime do filme de 2019.
Certo é que a DC Comics faz questão de deixar dúvidas sobre o que realmente causa o riso descontrolado do Coringa — afinal, grande parte do seu charme está mesmo em parte do mistério que envolve seu comportamento.