Membro mais poderoso dos X-Men dá mais um passo rumo à “forma final”
Por Claudio Yuge |

A reformulação que os X-Men vêm recebendo após a Era Krakoana envolve também um plano maior da Marvel Comics, o de sua recorrente revisão de hierarquia de poder. Duas das integrantes, em especial, deixaram a equipe para se tornar parte de pilares universais da editora: Tempestade e Jean Grey. E esta vem surpreendendo em seu título mensal, que pavimenta o caminho de seu próximo desenvolvimento, rumo à sua “forma final”.
Atenção para spoilers à frente de Phoenix #5!
Jean Grey já é uma conhecida mutante de nível Ômega que sempre foi atrelada à Força Fênix, e, por conta de suas várias mortes, nunca foi completamente compreendida por seus colegas de equipe — e nem mesmo pelos leitores.
Seu novo título mensal, Phoenix, reposiciona a personagem em um nível cósmico enfrentando vilões como Thanos e lidando com entidades da estatura de Eternidade.
Uma das coisas que o novo título mensal já explica são as recorrentes mortes e ressurreições em sua trajetória. Jean Grey tem uma conexão íntima com a Força Fênix, e, agora, tornou-se realmente a personificação do renascimento e da criação. Assim, seu próximo passo natural é ascender além dos X-Men e se tornar praticamente uma deusa — para ter uma ideia, ela tem ajudado a “consertar” o Multiverso Marvel.
Na mais recente trama, Jean Grey segue rumo ao seu potencial máximo. Isso envolve ser forçada ao limite, em um patamar perigoso que muitos temem, próximo ao descontrole e à corrupção. Embora seja arriscado, isso será necessário para que a Fênix esteja em um nível capaz de enfrentar ameaças da escala de Thanos.
O próximo passo do membro mais poderoso dos X-Men
Em Phoenix #5, lançado recentemente, vemos Jean Grey após uma batalha com Gorr, o Carniceiro de Deuses. Em seguida, ela encontra Eternidade, a personificação cósmica do Universo Marvel, que lhe diz sobre o próximo passo em seu caminho para ir além da Força Fênix.
Eternidade revela a Jean, de certa forma enigmática, que é preciso renunciar à humanidade em sua trajetória de transformação em um ser divino. “Você está pensando em termos de viver e morrer... em vez de se tornar". "A alma de tudo o que é."
A jornada de Jean Grey se tornando Fênix é interessante. O equilíbrio entre a humanidade que a impede de se corromper e a necessidade de abraçar o poder divino é que tem sido sua grande batalha. E, nesse caminho, a X-Men também acumula inimigos, já que o Conselho Galáctico e o Gladiador começam a se incomodar com a nova “deusa”.
Com esta edição, a trama já nos prepara para vermos o próximo desenvolvimento de Jean Grey como Fênix — que, aliás, já mostrou sua “forma final” no Universo Ultimate anterior, em um visual que ilustra a capa desta matéria.
Leia mais: