Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Marvel revela o mais poderoso novo vilão de seu Multiverso

Por| 28 de Novembro de 2022 às 22h00

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Já faz um tempinho que a Marvel Comics vem reformulando seu Multiverso, suas forças primordiais e suas poderosas entidades cósmicas. Esse mapeamento foi antecipado nos quadrinhos, antes da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), e agora começa a trazer algumas revelações importantes, tanto para o futuro das revistas quanto das produções para cinema e TV. E uma delas aborda a próxima grande ameaça da Casa das Ideias.

Antes de falar sobre esse grande vilão em si, vale destacar o trabalho que o escritor Al Ewing vem fazendo já desde 2015. Há sete anos, a Marvel Comics já sabia que precisava criar mais estofo para seu Multiverso, assim como mapear melhor seu cantinho cósmico e a própria história de fundação de suas forças primordiais.

Na época, Ewing começou esse trabalho no título The Ultimates, em que uma equipe cósmica começava a desvendar as versões anteriores do Multiverso, assim como os status de diversas entidades. Galactus esteve bastante presente nessa fase, como um fio condutor para as tramas que atualizaram o Universo Marvel.

Continua após a publicidade

Esse “mapeamento” teve uma breve pausa antes do início da Fase 4 da Marvel, talvez para que houvesse sincronia entre os lançamentos envolvendo o Multiverso da Casa das Ideias, e foi retomado por Ewing no ano passado, com o título Defenders.

Vale destacar que o Multiverso Marvel é bem diferente do que na época dos Ultimates de Ewing de 2015. Thor, Hulk, Doutor Estranho e o Surfista Prateado, por exemplo, tornaram-se muito mais poderosos nos últimos anos. A raça de Venom se tornou uma das forças primordiais da Marvel, e seres como Knull, os Celestiais e os Beyonders ganharam mais importância, enquanto Galactus, Thanos, Força Fênix e Eternidade, antes entre as entidades de nível imensurável, ficaram, digamos, “mais frágeis” diante da nova escala de poder da Casa da Ideias.

E aí chegamos à grande revelação da nova ameaça.

Continua após a publicidade

Quem é o novo grande vilão do Multiverso Marvel?

No ano passado, no título Defenders, Ewing explorou uma equipe que viajava no tempo em busca de um cientista maluco chamado Carlos Zota, ou Saqueador Mascarado. A trama, mais uma vez, usou Galactus com fio condutor e reuniu os heróis Doutor Estranho e Surfista Prateado com criaturas cósmicas desconhecidas, a exemplo da Harpia Vermelha, Nuvem, entre outros.

A série limitada mostrou, por exemplo alguns detalhes sobre as versões anteriores do Multiverso Marvel, assim como o passado de Galactus e da entidade Eternidade, que é a manifestação física do próprio Universo Marvel. E, neste ano, Defenders: Beyond, tem continuado com o “mapeamento” iniciado por Ewing lá em 2015, com a adição de personagens como Loki e Marvel Azul.

Atenção para spoilers de Defenders: Beyond #5!

Continua após a publicidade

Bem, depois de viajar por todas as versões anteriores do Multiverso Marvel, os Defensores chegam à última parada possível: um local metalinguístico chamado de “Casa das Ideias”, onde fica o “Deus” da Marvel, conhecido como Aquele Acima de Todos (ou One Above All), que possui todas as respostas sobre a editora.

Durante a conversa com o onipotente ser, o grupo descobre que o “inimigo supremo” do Multiverso Marvel é um vilão conhecido como O Enigma, uma força misteriosa que está acima de toda a criação e está chegando para acabar com a realidade. Durante uma batalha simulada, o Aquele Acima de Todos mostra um vislumbre de algo que suas mentes não podem compreender por completo.

O herói Marvel Azul, que é um dos seres mais inteligentes do Multiverso Marvel, chega a dizer que se trata de “algo vasto, vindo para nossa realidade, que é uma coroa acima de todas as outras coisas”. O desenho de Javier Rodriguez mostra como essa entidade poderosa seria, uma coroa colossal pairando sobre vários mundos em diferentes realidades.

Continua após a publicidade

Vale destacar que essa revelação vai de encontro com várias pistas mostradas ao longo de Defenders: Beyond e até mesmo na revista do Thor, quando o Enigma aparece depois que Loki sobrevive à destruição do Sétimo Cosmos, antes de pousar no Sexto Cosmos, que são versões anteriores do Multiverso Marvel.

Como dá para notar, o assunto é um pouco complicado e exige leituras (e releituras) com bastante atenção aos detalhes, que, com certeza, possuem sementes plantadas em outras tramas e vão gerar várias outras histórias no futuro. É a Marvel atualizando, renovando e criando novas propriedades e possibilidades para as próximas aventuras, não somente das revistas como também dos cinemas e da TV.

Continua após a publicidade

E quando veremos o tal Enigma? Bem, só o tempo poderá dizer…