Marvel resgata grupo esquecido há 8 anos como peça-chave em saga cósmica
Por Claudio Yuge | •

Nos anos 2000, a Marvel Comics tentou colocar os Inumanos no centro de seu universo, principalmente quando os direitos cinematográficos dos X-Men estavam nas mãos da Fox — afinal, todo o sucesso e novas criações nas HQs ajudariam indiretamente os filmes concorrentes do Marvel Studios, que estava apenas nascendo. A coisa toda não deu certo, e, depois que os mutantes foram reintegrados à Marvel Entertainment, os Inumanos desapareceram dos quadrinhos, há oito anos.
- 5 melhores heróis introduzidos pelos X-Men a partir de 2020
- X-Men estreiam um mutante com habilidades únicas e extremamente poderosas
Atenção para spoilers de Imperial War!
Histórias como Inumanos vs X-Men deram destaque às Névoas Terrígenas, mas o movimento não emplacou: a série de TV fracassou, os quadrinhos não conquistaram fãs e a rejeição mostrou que os mutantes eram insubstituíveis.
Desde Death of the Inhumans, que decretou a morte do grupo em 2018, os Inumanos têm estado em segundo plano. Agora, em Imperial War, eles voltam, aparentemente, como antagonistas — mas, na verdade, são parte de uma manipulação do Grão-Mestre, com a ajuda traiçoeira de Maximus, velho inimigo interno da Família Real.
O retorno acontece em Imperial War: Nova – Centurion #1, lançado recentemente. Na trama, assassinatos misteriosos abalam o Conselho Galáctico, envolvendo raças como Shi’ar, Kree e Skrulls, além do Império Intergaláctico de Wakanda, que tenta se defender de acusações.
Enquanto Peter Quill, o Senhor das Estrelas, e o Nova Richard Rider investigam sem saber quem são os verdadeiros culpados, surge a suspeita de que a Família Real dos Inumanos estaria por trás da conspiração.
Do fracasso ao retorno dos Inumanos
Shuri e a Mente Global Xandariana acreditam que os Inumanos teriam motivos para agir, para desestabilizar o Conselho abriria espaço para uma tomada de poder, vingaria ataques Kree e reafirmaria sua superioridade sobre Wakanda. O fato de o grupo estar há tanto tempo em baixa só reforça as desconfianças.
Embora parte da suspeita contra os Inumanos seja justificada, a história revela que eles também estão sendo usados como peças de um jogo maior. Assim, Medusa e os demais devem acabar se unindo aos heróis para enfrentar a verdadeira ameaça.
Seguimos acompanhando como será esse retorno dos Inumanos, que, no final das contas, também têm chances de voltar — se é que realmente um dia já fizeram parte — ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) após o reboot da continuidade em Vingadores: Guerras Secretas.
Leia mais: