DC vai reintroduzir seu primeiro supervilão com ajuda do Batman
Por Claudio Yuge |

A nova fase do Batman nos quadrinhos está apenas começando, e já promete revisitar não só a origem do herói, mas também a de seus inimigos. A DC Comics acaba de relançar recentemente a série principal do Cavaleiro das Trevas com a edição Batman #1, que trará de volta um dos bandidos mais antigos dos quadrinhos de super-heróis: Dr. Morte, o primeiro supervilão da história da DC.
- 8 melhores realidades alternativas de Batman entre 2020 a 2025
- Absolute Batman #11 apresenta versão mais brutal e perturbadora do herói
Atenção para spoilers de Batman #1!
O anúncio foi feito durante o painel Batman with Matt Fraction and Friends, realizado na manhã do sábado passado na Rose City Comic Con 2025. Fraction revelou que o clássico inimigo estará no centro de uma edição especial futura, com arte da consagrada Becky Cloonan.
Dr. Karl Hellfern apareceu pela primeira vez em Detective Comics #29, publicado em 1939 — apenas duas edições após a estreia do próprio Batman. Criado por Gardner Fox e Bob Kane, o personagem é considerado o primeiro supervilão da DC Comics, surgindo antes mesmo de nomes como Coringa e Mulher-Gato.
Nas HQs, ele é retratado como um cientista brilhante, porém corrompido, obcecado por criar armas químicas, gases mortais e agentes biológicos — algo que o coloca em uma linha semelhante ao Espantalho (Jonathan Crane), outro inimigo que usa ciência e medo como armas. Ambos representam o arquétipo do “cientista louco” em Gotham City, uma cidade onde genialidade e insanidade andam lado a lado.
Ao longo das décadas, Dr. Morte foi reformulado diversas vezes. Inicialmente, era retratado como um cientista humano comum, franzino e de aparência genérica. Mas, com o passar dos anos, foi sendo redesenhado com traços mais grotescos e monstruosos, refletindo sua transformação física e moral.
Mais um reboot do Dr. Morte
Agora, na nova era iniciada por Fraction e Jiménez, o personagem será reintroduzido mais uma vez — mas com uma abordagem que promete ser mais emocional e reflexiva, indo além da simples rivalidade.
Durante o painel na Rose City Comic Con, Matt Fraction deu mais detalhes sobre essa edição especial que contará com o retorno de Dr. Morte. Segundo ele, a HQ vai abordar a relação entre o herói e o vilão ao longo dos anos, com uma narrativa que mistura passado e presente do Batman.
“Será uma história em que Batman enfrenta Dr. Death, o primeiro supervilão que ele já enfrentou. E vai girar em torno da ideia de que tudo isso — essa guerra constante contra o crime — pode ser culpa deles dois”, afirmou o roteirista.
Leia mais: