Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DC turbina retorno de equipe que rivalizou com os X-Men nos anos 1990

Por| 19 de Maio de 2023 às 14h11

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

Os anos 1990 não foram muito generosos com os quadrinhos de super-heróis, mas, se tem uma franquia que se deu bem nessa época, foi a dos X-Men — toda revista que tinha um “X” na capa vendia milhares de exemplares. Parte desse sucesso se deu pela aclamada fase da dupla Chris Claremont e Jim Lee, desenhista que lançou posteriormente uma equipe que rivalizava com os mutantes. Pois então, agora na DC Comics, a criação de Lee tem sido relançada, e vai receber uma “turbinada” na tentativa de reconquistar o coração dos leitores.

Antes de mais nada, vale lembrar um breve histórico de WildC.A.T.s. Jim Lee, assim como outros talentos da época, como Todd McFarlane, Rob Liefield e Marc Silvestri, fizeram parte de uma revolução na narrativa e nos traços dos quadrinhos de super-heróis. Os desenhos passaram a ser bastante detalhados e direcionados para a ação constante, com design mais trabalhado em cada personagem e páginas que pareciam ter saído diretamente de um blockbuster campeão de bilheteria nos cinemas.

Além de reinventarem a maneira de contar histórias, assim como o jeito de desenhar, arte-finalizar e colorir as HQs de super-heróis, esses e outros autores criaram vários personagens que se tornaram clássicos instantâneos na Marvel Comics — McFarlane, que trabalhava com o Homem-Aranha, foi o pai do Venom; Silvestri teve grande influência na fase “australiana” dos X-Men; e Liefield, embora até hoje não consiga ilustrar anatomia corretamente, foi quem criou Deadpool.

Continua após a publicidade

Como as vendas de revistas chegavam a um patamar sem precedentes, algo entre 100 mil e 300 mil revistas comercializadas em um momento de queda nos quadrinhos de super-heróis, os artistas se sentiam pouco reconhecidos com a remuneração que chegava aos seus bolsos — principalmente na questão dos royalties de criação de personagens, algo que já vinha sendo debatido há décadas no mercado.

Foi então que Lee, McFarlane, Silvestri, Liefield, e os também ilustradores Whilce Portacio, Erik Larsen e Jim Valentino, criaram a Image Comics, uma editora que, na verdade, era um selo que juntava os estúdios individuais de cada um — sim, é a mesma empresa que, mais tarde, viria a publicar The Walking Dead e Invincible, mas essa é história para outro dia.

E o que isso tudo tem a ver com a notícia? Bem, foi aí que várias revistas e personagens que rivalizavam com as criações desses autores na Marvel nasceram: McFarlane, por exemplo, concebeu Spawn, enquanto Lee aplicou traços e narrativas que fizeram sucesso nos X-Men em um grupo bastante parecido na Image Comics, os WildC.A.T.s.

Continua após a publicidade

Inicialmente, os WildC.A.T.s fizeram bastante sucesso, o suficiente para até ganharem uma séria animada. Mas a falta de regularidade nos lançamentos e a própria mudança no mercado os tornaram irrelevantes com o tempo, justamente em uma época em que o título tinha até amadurecido, com um desenhista que trouxe mais profundidade para as histórias, Travis Charest.

E, depois que Lee assumiu posição de chefe de criação na DC, todas suas propriedades de seu estúdio na Image Comics, o WildStorm, ficaram com a editora que o empregou. A DC até tentou relançar os WildC.A.T.s algumas vezes, inclusive apostando em personagens que faziam mais sucesso, como Grifter; mas nada deu muito certo.

O que a equipe que rivalizava com os X-Men nos anos 1990 tem de bom agora?

Embora os WildC.A.T.s tenham lá seu próprio charme, muita gente sempre os viu como uma cópia genérica dos X-Men e da Liga da Justiça “da zoeira” do começo dos anos 1990. O que sempre faltou para a equipe foi consistência e personagens com peso equivalente a algum ícone da Marvel ou da DC.

Continua após a publicidade

Pois bem, para “turbinar” a volta dos WildC.A.T.s, a DC traz em junho, na edição número oito, alguns personagens que costumam roubar os holofotes de suas principais franquias: o Robin Damian Wayne, Arqueiro Verde, o vilão Espantalho, entre outros. Ainda que não sejam do primeiro escalão, são adorados pelos fãs e funcionam bem em um grupo como esse.

Além disso, as tramas da nova empreitada dos WildC.A.T.s têm interagido com mais profundidade no Universo DC, com subplots que tocam no cantinho do Batman e do Superman. Ainda não dá para saber se esse retorno vai dar certo desta vez, mas, se depender da nostalgia e dessa interação mais densa com o cânone da editora, pode ser que o grupo de Lee volte a rivalizar com os X-Men.

Continua após a publicidade

WildC.A.T.s #8 chega às bancas gringas em 13 de junho de 2023.