Publicidade

DC Comics celebra os 80 anos dos Lanternas Verdes com grande edição especial

Por| 17 de Fevereiro de 2020 às 10h11

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

A franquia Lanterna Verde comemora em maio seus 80 anos. São muitas décadas de história que ajudaram a DC Comics a introduzir fantasia e, principalmente, ficção científica ao universo, que ficou bem mais rico com a presença dos protetores dos cosmos. Para celebrar a data, a editora vai lançar um baita especial com 100 páginas e com oito capas, cada uma representando um período.

O primeiro Lanterna Verde, Alan Scott, foi introduzido na revista All-American Comics, em 1940, com roteiro de Bill Finger e desenhos de Martin Nodell. Inicialmente, sua origem estava atrelada à magia, que permitia ao usuário do anel energético criar tudo o que sua imaginação pudesse. Em 1959 surgiu o personagem mais emblemático, o piloto de testes Hal Jordan. Gil Kane e John Broome introduziram então vários elementos de ciência e ficção científica, transformando o herói em um policial espacial, parte de uma tropa com milhares de integrantes planetas afora.

Nos anos 80 e 90 os Gladiadores Esmeralda sofreram bastante, com histórias pobres e reformulações bisonhas. Hal Jordan chegou a se tornar o vilão Parallax, absorvendo a energia da Bateria Central e destruindo a Tropa e os próprios Guardiões do Universo, criadores do grupo. O ponto mais baixo foi quando sobraram poucos integrantes, como Kyle Rayner.

Continua após a publicidade

Geoff Johns transformou os Lanternas no “Star Wars da DC”

O ponto de virada veio em 2004, quando o escritor Geoff Johns trouxe de volta Hal Jordan e toda a Tropa dos Lanternas, incluindo personagens amados pelos fãs, a exemplo de Kilowog, Mogo e Tomar Re. Ele estabeleceu uma nova mitologia, criando várias outras tropas a partir dos espectros emocionais representados por cores: verde (força de vontade), amarelo (medo), vermelho (raiva), violeta (amor), índigo (compaixão), azul (esperança), laranja (avareza), preto (morte) e branco (vida). Cada equipe pode anular, enfraquecer ou fortalecer a outra.

Hal Jordan voltou a ser o personagem carismático, impulsivo e determinado que todos adoravam e Johns praticamente tornou a franquia no “Star Wars da DC Comics”. Sua passagem de nove anos pelo título foi simplesmente espetacular e transformou a revista Lanterna Verde como a mais vendida da editora — o que até mesmo animou os executivos da Warner Bros a entrar na onda de adaptações para o cinema justamente com o filme de Ryan Reynolds, que, como sabemos, não foi muito bem.

Continua após a publicidade

A passagem de Johns e o sucesso da revista foram tão relevantes para o mercado que sua edição de despedida teve várias páginas de agradecimentos, dos mais diversos criadores da indústria — até mesmo da concorrente Marvel Comics.

Edição especial terá capa variante assinada por brasileiro

O 80º aniversário será comemorado com o especial Super Spectacular, com 100 páginas e todos os principais Lanternas Verde humanos: Alan Scott, Hal Jordan, John Stewart, Guy Gardner, Kyle Rayner, Jessica Cruz e Simon Baz. É claro que outros heróis cósmicos também devem dar as caras.

Continua após a publicidade

Além de uma capa dinâmica desenhada por Liam Sharp, atual ilustrador da fase de Grant Morrison, a DC vai lançar oito variantes, cada uma homenageando uma década: Nicola Scott (1940), Matt Taylor (1950), Doug Mahnke (1960), Neal Adams (1970), David Finch (1980), Philip Tan (1990), o brasileiro Ivan Reis (2000), que desenhou a fantástica fase de Geoff Johns; e Oclair Albert (2010).

Entre os roteiristas que contribuíram para a trama de aniversário estão Geoff Johns, Darryl Banks, Charlotte Fullerton McDuffie, Sina Grace, Mike Grell, Jeff Lemire e Ron Marz. Os artistas convidados foram Denny O'Neil, Fernando Pasarin, Ivan Reis, Rafa Sandoval, Mariko Tamaki, Peter J. Tomasi, James Tynion IV, Robert Venditti, entre outros. Super Espetacular será lançado no dia 20 de maio e custará US$ 9,99.

*Com informações do Newsarama