Coringa revela como o próprio Batman ensinou o vilão a derrotá-lo
Por Claudio Yuge |
Embora todo mundo que conhece o Batman saiba que o Coringa é o vilão obrigatório na própria essência do Homem-Morcego, boa parte dos fãs não têm ideia de como o Palhaço do Crime deixou de ser apenas um inimigo caricato executando vilanias infantis para se tornar um oponente tão complexo e ainda mais letal.
Eis que uma nova HQs ilustra bem o desenvolvimento do antagonista ao revelar que o próprio Homem-Morcego foi o responsável por ensinar o Coringa a aprimorar suas abordagens a ponto de superar as várias contingências que Batman sempre tem por conta da obsessão em prever os passos de seus inimigos.
Desde que o Palhaço do Crime passou a elaborar estratégias menos previsíveis, há um certo consentimento pouco preciso sobre o Coringa ser um vilão completamente caótico que prepara planos simples apenas para executá-los de maneira improvisada, mesmo os que possuem detalhes cirúrgicos a serem seguidos.
Pois saiba que o próprio Coringa gosta de despistar seus inimigos se autointitulando um vilão de mente insana que não consegue manter disciplina suficiente para criar e executar planos mais complexos.
Ainda que haja uma parcela de verdade sobre esse comportamento errático, engana-se quem acha que o Coringa não seja capaz de elaborar contingências tão amplas e cheias de minúcias. E isso tem tudo a ver com o “professor” Batman, o próprio responsável por ensinar seu maior inimigo a se preparar melhor.
Como o Batman ensinou o Coringa a vencê-lo?
Em The Joker #1, lançado em 1975, a trama revela que o Coringa, na verdade, é um mestre na elaboração de planos e sempre tem algum tipo de apoio oculto para ajudar nas mais surpreendentes das ocasiões.
Quando se trata de personagens especializados em estratégia, é difícil nomear alguém melhor do que o Batman. Não importa que tipo de situação ou inimigo que enfrente, ele sempre tem um plano para derrotar seu oponente. A capacidade que Bruce Wayne tem de planejar é um dos aspectos mais admiráveis e perigosos de sua personalidade.
Já o Coringa vem evoluindo ao longo dos anos, e desenvolveu mais habilidades e táticas, deixando de ser um serial killer como qualquer outro para evoluir de maneira perigosa.
Toda vez que o Coringa luta contra o Batman, ele adiciona planos de contingência aos seus crimes, algo que, normalmente, é justamente o Homem-Morcego que faz. No começo de sua trajetória, o Palhaço do Crime apenas usava uma faca de truque e nada mais.
Mas ao longo dos anos, enquanto ele lutava contra o Batman, compreendia melhor como usar veículos e dispositivos para superar o Homem-Morcego. E mais, o vilão também criou sua própria base secreta na Ha-Hacienda.
Então, nada mais justo do que dar ao próprio Coringa uma medalha de ouro por também utilizar métodos tão meticulosos e eficazes quanto as contingências que Batman cria para surpreender seus inimigos. Além do Coringamóvel, o vilão usa dispositivos como campainhas de alegria letais e até mesmo sua própria versão de batarangs seus próprios trajes alternativos.
Tudo isso é uma resposta direta às suas batalhas com o Batman. Enquanto o Homem-Morcego tenta derrotar o Coringa há décadas, cada luta só o torna mais perigoso.
Leia mais: