Centenas de artistas se unem para ajudar crise do mercado de HQs nos EUA

Por Claudio Yuge | 20 de Abril de 2020 às 10h00
Creators4Comics

A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) tem causado um grande impacto na economia do mundo todo, principalmente por conta das paralisações dos trabalhos causados pelo isolamento. A maior distribuidora de quadrinhos dos Estados Unidos, a Diamond, deixou de realizar as entregas semanais, o que gera prejuízo de milhões de dólares em todo o mercado. Para ajudar as lojas, mais de 100 criadores se uniram na iniciativa #Creators4Comics, com um site que promove várias ações para arrecadar fundos.

Os artistas planejam leiloar obras assinadas e originais e realizar eventos no Twitter. Entre os nomes envolvidos estão diversas roteiristas e ilustradores famosos da DC Comics, Marvel Comics, Image Comics e do cenário independente, a exemplo de Kelly Sue DeConnick, Marv Wolfman, Geoff Johns, Joe Hill, Scott Snyder, Shannon Hale, Mariko Tamaki e tantos outros.

Obra em leilão para o fundo de ajuda (Reprodução/David Mack)

"Essas lojas nos apoiaram ao longo de nossas carreiras. Agora é a nossa chance de apoiá-los. Lojas de quadrinhos e livrarias independentes estão no coração de nossa indústria e de nossos bairros”, destaca Gwenda Bond, que organiza as vendas beneficentes ao lado de Kami Garcia, Brian Michael Bendis, Sam Humphries e Phil Jimenez. As ofertas já estão no ar e vão até esta segunda-feira (20).

Todos os lucros dos leilões serão direcionados à Fundação de Caridade da Indústria do Livro, que vem juntando dinheiro para a apoiar o setor.

Brasileiro também leiloa obras para contribuir

O artista brasileiro Rafael Albuquerque, famoso por Vampiro Americano e pela sua fase no título mensal do Batman, também entrou na onda de solidariedade às lojas gringas com uma ilustração original do Fantasma, vilão conhecido pela animação Batman: A Máscara do Fantasma. A ação faz parte da iniciativa Charity Auction, criada por Jim Lee, editor-chefe da DC Comics, também para auxiliar os comerciantes de quadrinhos.

Desenho do artista brasileiro dado para caridade (Reprodução/Rafael Albuquerque)

A obra foi arrematada no eBay por US$ 3.650 e já foi destinada para o fundo. Vale destacar que vários outros criadores têm idealizado outras maneiras de ajudar o setor, como um encontro inédito entre Spawn e Homem-Aranha, por Todd McFarlane, e um possível novo crossover entre a Marvel e a DC.

Ver essa foto no Instagram

“Coraggio” Grazie a tutto il personale di tutti gli ospedali d'Italia e del mondo che sta lottando in prima linea. #covid_19 #eroiincorsia

Uma publicação compartilhada por Milo Manara (@milomanara_official) em

Milo Manara, italiano famoso por suas histórias eróticas, também vem homenageando os profissionais de saúde, trocando as sugestões lascivas por ilustrações heroicas sobre quem está na linha de frente no combate à COVID-19.

Fonte: CBR  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.