Publicidade

Batman prova que seu alter-ego Bruce Wayne continua útil para o herói

Por  | 

Compartilhe:
DC Comics
DC Comics

Já falamos várias vezes por aqui que Batman vê sua verdadeira identidade como o Homem-Morcego, enquanto Bruce Wayne é, na verdade, uma persona. Ainda assim, é um alter-ego necessário, não somente para que ele mantenha sua humanidade e convenções sociais em dia, como também sua própria sanidade. E mais: é também um recurso muito útil para seu trabalho de herói.

Atenção para spoilers de Detective Comics #1092!

Nas primeiras décadas de atuação, ainda na Era de Ouro de Quadrinhos, Batman usava a imagem de playboy fanfarrão de Bruce Wayne apenas como um disfarce para esconder do público suas atividades de vigilante.

Entretanto, ao longo dos anos essa caracterização mudou e, na Era Moderna dos Quadrinhos, o herói aceitou Batman como sua principal identidade, enquanto Bruce Wayne serve para mantê-lo conectado com seus deveres civis e sua ligação com os anseios e conquistas da humanidade. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Pensar como “uma pessoa comum” também o ajuda a não se corromper ou ceder à insanidade, pois em seu trabalho diário Batman precisa constantemente penetrar na mente dos vilões e pensar como seus inimigos sem se contaminar por isso. Além disso, a faceta de Bruce Wayne sempre o lembra que, no final das contas, ele possui limitações humanas. 

E ainda há uma razão importante e bastante útil para que Batman mantenha viva a identidade de Bruce enquanto desempenha suas tarefas de herói. Uma nova HQ, que segue sua jornada de revitalização do corpo com o uso de um supersoro chamado Sangraal, comprova isso.

Batman usa Bruce Wayne em investigações

Em Detective Comics #1092, lançado recentemente, Batman continua tomando doses de Sangraal, um soro da juventude que pode reverter os efeitos do envelhecimento. Para saber mais sobre a operação misteriosa por trás do medicamento, Bruce tenta perguntar à fornecedora Scarlett sobre a substância, enquanto ela muda de assunto com medo.

Batman percebe que Scarlett não pode discutir Sangraal abertamente, então decide mudar de assunto e usar seu charme de Bruce Wayne para reunir informações. Ele a convida para um encontro, em um estilo criativo de interrogatório que comprova como a identidade secreta de Batman pode beneficiar seu trabalho de detetive.

No encontro, Bruce casualmente pergunta por que ela não mexeu os pauzinhos para fazer sua mãe doente tomar Sangraal, e Scarlett faz alusão à falta de controle sobre quem seus investidores aprovam para a cura milagrosa. 

Continua após a publicidade

O encontro de Bruce com Scarlett corre bem, e os dois acabam passando a noite juntos. Com Scarlett fora de vista, ele conecta um disco rígido no laptop dela e baixa arquivos relacionados a Sangraal. Embora Batman pudesse ter reunido essas informações por meios mais secretos, a abordagem sociável funciona melhor aqui devido à sua história com Scarlett como um velho amigo da família.

Batman depois entrega os arquivos roubados para Oráculo, que vai juntar os dados obtidos com mais informações futuras, em busca de possíveis consequências nocivas que o Sangraal pode causar em seus usuários. Onde o Homem-Morcego falha, Bruce consegue descobrir os segredos da operação de Scarlett — ou de qualquer um em que a situação exija uma investigação mais suave e discreta.

Leia mais: