Publicidade

6 grandes representações de super-heróis fora das HQs da DC e Marvel

Por  | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

Fora das HQs da DC Comics e da Marvel há um grande universo de super-heróis, que são tão bem representados que — muitas vezes — impactam o público de forma similar e ganham vários fãs ao redor do mundo. 

Claro que ambas têm a vantagem de estarem há mais de 80 anos no mercado, mas alguns poucos conseguem tocar o público e trazer uma aproximação real com as suas diversas histórias e personagens. E é isto que nós do Canaltech trazemos: seis grandes representações dos superseres que não pertencem a nenhum dos grupos.

Cativando pelo seu realismo fiel ou por criar todo um novo ambiente para atrair os fãs às suas histórias, todas elas possuem um ponto em comum: fizeram um estrondoso sucesso longe das HQs da DC e da Marvel ao longo dos anos — construindo seu próprio império, independentemente da mídia em que estão inseridas. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

6. Invencível 

Iniciando nas HQs e partindo para o mundo das animações, Invencível (2003) é uma grande história que mostra o quanto o universo dos super-heróis pode ser “quebrado”. Temos formações em grupo, como visto na Marvel e na DC, mas com personagens repletos de nuances complexas e que se misturam entre o bem e o mal.

Do invasor que deseja dominar a humanidade e se apaixonou por ela ao herói que mata vilões sem qualquer tipo de pudor, vemos uma grande representação de como a sociedade atuaria se tivéssemos acesso a habilidades especiais. Enquanto suas aventuras nas páginas dos quadrinhos se encerrou em 2018, o desenho animado está seguindo para a sua 4ª temporada pela Prime Video. 

5. Os Incríveis

Ainda que a Marvel seja da Disney, muito antes disso eles já estavam interessados no mundo dos super-heróis e trabalharam em conjunto com a Pixar para trazer Os Incríveis (2004). Na trama, vemos a Família Pêra vivendo seu dia-a-dia enquanto esconde seus poderes de toda a sociedade — já que há leis que proíbem os seres heróicos de agirem para salvar o dia.

Escondido sob uma narrativa divertida e cheia de referências a várias HQs, temos ali a primeira vez que vemos uma família de super-heróis tão bem representada desde o surgimento do Quarteto Fantástico. Cada um deles tem uma peculiaridade que, quando juntas, é possível salvar o planeta de qualquer adversidade. Um clássico que segue vivo até os dias atuais.

Continua após a publicidade

4. Spawn

As HQs de Spawn (1992) não são fáceis de se ler, já que aqui não temos os valores de justiça e honra como vemos em outros universos de super-heróis. O protagonista, por exemplo, morre e decide voltar ao mundo dos vivos como um espírito de vingança. Porém, as coisas pioram e ele não tem de enfrentar apenas o crime, mas também anjos, demônios e toda uma guerra celeste.

Apesar de sua história ser interessante, vale notar que aquilo que chamou a atenção de muitos fãs é o design completamente descolado do seu herói: que tem um traje todo preto, cheio de caveiras, correntes e uma capa vermelha gigantesca, algo que não passa despercebido por ninguém. Muitos foram atraídos pela veste, mas ficaram por conta do rico cenário criado por Todd McFarlane. 

Continua após a publicidade

3. Ex-Heróis

A série de livros Ex-Heróis (2010) foi escrita por Peter Clines e é descrita como um encontro entre os Vingadores e The Walking Dead. Assim como no seriado da AMC, vemos o mundo ser tomado por um exército de zumbis — que já supera qualquer outra forma de vida na Terra. Porém, um grupo de heróis monta uma verdadeira fortaleza dentro de um estúdio de cinema, onde organizam uma comunidade e ajudam na coleta de recursos.

Com diversas ameaças internas e externas, vemos de forma realista e séria como seria se houvessem super-heróis em um apocalipse do gênero. Ainda que tenha uma boa dose de humor, lidar com problemas entre o próprio grupo, vilões e a sociedade se torna uma cadeia densa e provocativa de eventos divididos entre cinco publicações e que segue em andamento. 

Continua após a publicidade

2. Tartarugas Ninjas

Criadas em 1984 por Kevin Eastman e Peter Laid, as Tartarugas Ninjas sempre funcionaram como uma paródia para o universo das HQs da DC Comics e da Marvel. Não é à toa que vemos diversas similaridades com a sua história de origem com a do Demolidor, por exemplo — assim como temos o Clã do Pé (que é uma piada com os ninjas do Tentáculo). 

Porém, as gracinhas param por aí e tivemos no começo uma narrativa bem violenta e sangrenta com os irmãos Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo. Apenas quando eles migraram para os desenhos animados que o tom mais caricato e infantil se fez presente, moldando os personagens para sempre. Vale notar que, nas HQs, ainda temos histórias sérias como The Last Ronin (2023) e City Fall (2013) sendo publicadas.  

Continua após a publicidade

1. My Hero Academia

Entrando no universo dos mangás, em My Hero Academia (2014) temos uma grande história sobre uma comunidade inteira de super-heróis longe das HQs da Marvel e da DC. Nela, a maioria esmagadora da população têm algum tipo de habilidade especial e parte dela segue o sonho de se tornar um grande herói. 

Mostrando como se estruturam, como vilões nascem, suas tentativas de destruir a sociedade e vários outros pontos, My Hero Academia se tornou uma verdadeira sensação na última década e ganhou o mundo. Apesar da trama já ter encerrado nas páginas da Weekly Shonen Jump, o anime está na direção de sua última temporada.

Continua após a publicidade

As grandes representações de super-heróis

Ainda que na Marvel e na DC Comics temos os principais super-heróis de nosso mundo, não é à toa que muitas outras tem se destacado ao longo dos anos. Seja em filmes, animações, mangás, livros ou diversas outras mídias, muito tem a se explorar na luta eterna entre o bem e o mal.

De nossa lista, as maiores representações de super-heróis que estão fora das HQs da Marvel e da DC, temos:

  1. My Hero Academia
  2. Tartarugas Ninjas
  3. Ex-Heróis
  4. Spawn
  5. Os Incríveis
  6. Invencível
Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech: