Publicidade

5 super-heróis da Marvel que envelheceram mal

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Marvel Comics
Reprodução/Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Nem todos os super-heróis da Marvel Comics começaram a sua carreira de forma gloriosa e cheia de virtudes, com alguns passando por diversos problemas éticos e morais antes de se tornarem grandes ícones para os fãs. Ainda que suas ações tenham mudado com o passar do tempo, seu início traz vários aspectos que envelheceram mal.

Entre atitudes suspeitas a até verdadeiros crimes, muitos dos personagens aclamados e amados pelo público tiveram o seu “lado sombrio” em algum momento — o que bota em cheque até mesmo as suas intenções de salvar o mundo e proteger os seus aliados em determinadas aventuras.

Revelando a verdade por trás do passado de alguns dos maiores super-heróis da Marvel, nós do Canaltech nos baseamos no conteúdo do Screen Rant para trazer 5 super-heróis que envelheceram mal:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

5. O trabalho secreto do Falcão

Antes de se tornar aliado do Capitão América e vestir o manto do super-herói, Sam Wilson — conhecido como o Falcão, teve um passado bem questionável. Talvez você só saiba o que ele fez nas Forças Aéreas e no período posterior, mas a Marvel até hoje esconde o que houve antes dele ingressar na elite militar dos Estados Unidos, como visto em Captain America #117 (1968).

Enquanto vivia no Harlem, Sam agiu como um gangster e praticou diversos crimes. Além disso, ele também atuou como um cafetão dentro do Universo Marvel, algo que não é considerado heróico sob ponto de vista algum. Após muitas reclamações sobre os estereótipos que a editora trabalhava, eles apagaram a mente do personagem e nunca mais tocaram nessa história. 

4. Troca de corpos com Psylocke

É inegável que o passado da Psylocke é confuso e cheio de controvérsias. Tudo começou em Uncanny X-Men #255 (1989), quando vemos a Capitã Britânia (Betsy Braddock) trocou de corpo com a ninja Kwannon. Sob manipulação do Tentáculo, Betsy passou muitos anos no corpo de Kwannon e vice-versa. Porém, Kwannon sofreu com um vírus e morreu no corpo trocado.

Neste caso vemos atualmente uma mulher britânica habitar o corpo de uma mulher asiática para se tornar uma super-heroína, o que não caiu nada bem entre os fãs da Terra do Sol Nascente. Enquanto Psylocke foi mantida, a Marvel posteriormente ressuscitou Kwannon para dar uma nova oportunidade da personagem brilhar sem que nenhuma figura ocidental roubasse seu destaque. 

Continua após a publicidade

3. Professor X sem limites

O líder dos X-Men nunca foi um poço de virtudes, mas em alguns momentos ele abaixou o nível de formas absurdas. Em Uncanny X-Men #3 (1963), vemos que o Professor X nutria uma paixão pela única moça do grupo: Jean Grey — que já namorava o Ciclope, mas isso é um mero detalhe por aqui. 

A situação escala quando percebemos que ele já tinha uma idade avançada e ela era apenas uma adolescente. Ainda que nunca tenha investido na jovem, expressar este sentimento não caiu nada bem e segue até hoje como um dos pontos mais baixos do mutante. A coisa ficou ainda pior quando Massacre revelou o segredo para ela, o que afastou os dois. 

Continua após a publicidade

2. Agressões do Homem-Formiga

Os super-heróis da Marvel possuem diversos problemas, mas agredir mulheres é algo grave e deve ser tratado como tal. Em The Avengers #213 (1963), vemos Hank Pym — na persona de Jaqueta Amarela aqui — bater na Vespa e trazer uma das maiores controvérsias que já existiram nas HQs. 

Isso não apenas determinou uma atitude criminosa do suposto herói, como o afundou ainda mais entre os fãs. Mesmo com várias reimaginações e adaptações, muitos têm em mente até hoje que a sua figura é problemática e não deve ser vista como um “semelhante” a outros como Capitão América e Homem-Aranha. Não é à toa que na adaptação de Homem-Formiga (2015) da Marvel Studios escolheram Scott Lang ao invés dele.

Continua após a publicidade

1. O romance de Reed Richards 

Em Fantastic Four #291(1986) nós conhecemos o primeiro encontro entre Reed Richards e Sue Storm, o que poderia ser um momento belo para ter mais imersão no romance dos dois. Porém, a Marvel Comics tomou um caminho bem controverso: eles tinham 10 anos de diferença, o que não seria problemático se o brilhante cientista não tivesse 22 anos de idade.

Ou seja, Susan Storm tinha apenas 12 anos quando esse sentimento surgiu. Claro que eles só começaram a se envolver anos depois, com a personagem já possuindo uma idade para se relacionar. Porém, a situação é extremamente desconfortável e mostra que ele pode ter criado essa ideia na mente da jovem e manipulado as situações para satisfazer seus interesses. Depois a Marvel reverteu isso e mostrou que eles já eram adultos quando se conheceram, mas a memória dos fãs não é curta.

Continua após a publicidade

Histórias da Marvel que envelheceram mal

Diversas histórias da Marvel trazem super-heróis que envelheceram mal, trazendo consigo diversas controvérsias — seja do Universo 616, Universo Ultimate e todo o Multiverso. Alguns são horríveis em todos: como é o caso de Hank Pym. Outros agem de forma pior em uma realidade do que em outra: como é o caso do Wolverine, que pode ser ruim em um universo, mas pior em outros.

Entre os 5 super-heróis que trazem controvérsias e até crimes do passado, temos:

  1. O romance de Reed Richards
  2. Agressões do Homem-Formiga
  3. Professor X sem limites
  4. Troca de corpos da Psylocke
  5. O trabalho secreto do Falcão
Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech: