Como funciona a plataforma que reconhece fake news automaticamente?

Duração: 34:11 | 26 de Maio de 2022

Bem-vindos ao nosso "jornal" diário com o resumo das principais notícias sobre tecnologia. Com o Canaltech News, em pouco mais de 5 minutos você fica por dentro dos principais produtos lançados do mercado, da movimentação das principais empresas do segmento, novidades das redes sociais, curiosidades, cultura geek, e muito mais.

Nesta edição, falamos sobre:

No programa de hoje, Wagner Wakka conversa com o professor Francisco Louzada, do Instituto de Ciência Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo. O grupo que ele coordena criou o fakenewsbr.com, um site que usa aprendizagem de máquina para identificar se um texto publicado na internet pode ser considerado fake news ou não.

Um estudo recente da associação internacional sem fins lucrativos ISC Square aponta um déficit de 2,7 milhões de profissionais de Segurança Cibernética, Sistemas de Informação e demais profissões ligadas à TI e grande parte disso aqui no Brasil.

Um grupo da Itália resolveu rastrear queijo. A ideia é que usar chips que comprovem que um tipo bem específico de queijo chamado parmegiano regiano, que só pode ser feito em local específico da Itália, não venha de outro lugar. 

Este é o Podcast Canaltech, publicado de terça a sábado, às 7h da manhã no nosso site e nos agregadores de podcast.

Conheça o Porta 101: https://canalte.ch/porta101

Entre nas redes sociais do Canaltech buscando por @canaltech em todas elas.

Entre em contato por: podcast@canaltech.com.br

Conheça o site: http://fakenewsbr.com/ 

Este episódio foi roteirizado, apresentado e editado por Wagner Wakka, com a coordenação de Patrícia Gnipper. O programa também contou com reportagens de Victor Carvalho, Felipe Goldenboy, Renan da Silva Dores, Vinicius Moschen e Alveni Lisboa. A revisão de áudio é de Gabriel Rimi e Mari Capetinga, com a trilha sonora de Guilherme Zomer.

Citadas no Podcast

Últimos Podcasts