Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Episódio da 8º temporada de Game of Thrones foi pirateado 54 milhões de vezes

Por| 17 de Abril de 2019 às 15h43

Link copiado!

Episódio da 8º temporada de Game of Thrones foi pirateado 54 milhões de vezes
Episódio da 8º temporada de Game of Thrones foi pirateado 54 milhões de vezes

O primeiro episódio da oitava temporada de Game of Thrones foi pirateado 54 milhões de vezes em apenas 24 horas. A Índia, China e Estados Unidos foram responsáveis pelo maior fluxo de conteúdo não autorizado. Os dados são da empresa de monitoramento MUSO e foram divulgados nesta quarta-feira (17).

O Brasil não aparece no ranking dos países onde os usuários mais assistiram ao episódio ilegalmente, mas isso não significa que o fluxo de pirataria no país é menor: no domingo (14), quando o episódio Winderfell foi ao ar, a HBO havia liberado o seu sinal para a transmissão do capítulo.

De acordo com o relatório da MUSO, os serviços de streaming não autorizados foram os que mais reproduziram o episódio. Já os downloads de torrents respondem por cerca de 10% da pirataria.

Ao longo dos anos, Game of Thrones quebrou vários recordes de pirataria. Só o primeiro episódio da oitava temporada rendeu milhões de downloads de torrents, de acordo com a MUSO. A empresa de monitoramento não pôde calcular exatamente o número de visualizações em serviços de streaming não autorizados, mas sabe que ultrapassa o número de torrents.

Continua após a publicidade

Com os dados, a MUSO conseguiu estimar que os sites de streaming online representaram 76,6% de todas as visualizações piratas, seguido pelos downloads da web (12,2%), sites de torrent pública (10,8%) e sites privados de torrent (0,5%).

Mas se você perguntar para a HBO, apenas 17,4 milhões de pessoas assistiram ao episódio pela TV ou pelo aplicativo de streaming HBO Go – muito menos que os 54 milhões registrados pela MUSO.

As descobertas são parcialmente baseadas em dados da SimilarWeb, que usa uma amostra de aproximadamente 200 milhões de dispositivos para estimar o tráfego de acesso em sites. Só que as visitas aos portais são classificadas como "downloads ou visualização". Então, é impossível saber se os usuários chegaram a assistir ao episódio completo.

Continua após a publicidade

O relatório da MUSO ainda revelou os países onde o conteúdo foi mais pirateado. Confira o ranking:

Embora esteja claro que Game of Thrones é muito popular no mundo pirata, os dados não mostram por que isso acontece. Os motivos podem variar desde "A série não é transmitida na minha região" até "O preço de uma assinatura é muito alta".

De acordo com o CEO da MUSO, Andy Chatterley, é importante que as emissoras não ignorem estes números. "Os dados mostram que os consumidores ainda estão sendo direcionados à fontes não licenciadas para encontrar conteúdo. É imperativo que as empresas compreendam que o público de pirataria reúne alguns dos seus fãs mais dedicados e que, acima de tudo, apresentam uma vasta oportunidade comercial".

Continua após a publicidade

Procurada, a HBO disse que não vai comentar sobre o assunto.

Fonte: Torrent Freak