Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Disney quer combater pirataria de filmes utilizando blockchain

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Maio de 2021 às 19h00

Link copiado!

Divulgação/Disney
Divulgação/Disney

Dona e detentora do direito de grandes franquias da Marvel, Star Wars, Pixar, Fox e muitas outras, a Disney está patenteando um sistema baseado em blockchain para reduzir a pirataria de suas produções.

Para proteger seus sucessos de bilheteria já lançados e os que estão por vir, o estúdio está trabalhando junto com a ACE, uma coalização de grandes estúdios de conteúdo e entretenimento, para combater a distribuição ilegal de conteúdo.

Continua após a publicidade

Intitulada Blockchain configuration for secure content delivery (ou “Configuração de Blockchain para entrega de conteúdo seguro”, em tradução livre), a patente descrever como evitar cópias dos filmes e séries durante ou após os envios, indo além da prática comum de enviar os filmes com marcas d’água aos cinemas.

O documento descreve que a "prática é reativa, não preventiva. De modo que as configurações atuais não previnem adequadamente a pirataria”. Com o novo sistema em blockchain, será possível verificar se o conteúdo chegou ao destino antes da reprodução ser liberada. Outro recurso que a patente descreve é um sistema que contabiliza quantas vezes o conteúdo foi reproduzido, para localizar possíveis tentativas de fraude.

Continua após a publicidade

Com diversos caminhos para seguir, a Disney não deu detalhes de quais usará e nem como. De forma geral, o projeto acaba evitando vazamentos de pré-lançamentos, mas não impede cópias dos longas e dos seriados lançados diretamente no Disney+.

Em novembro de 2020, o Amazon Prime Video também registrou uma patente para evitar a pirataria de seus conteúdos. O serviço do streaming de Jeff Bezos conta com um software que cria identificadores únicos para cada usuário, permitindo localizar a origem da fraude.

Fonte: Torrent Freak