Otimize o uso da bateria do seu notebook com o PowerCfg do Windows
Por Jones Oliveira | •

Embora extremamente popular, até hoje o Windows esconde alguns segredos e recursos que pouquíssima gente conhece. Um deles é o PowerCfg, uma ferramenta do Windows que auxilia o usuário a otimizar o uso da bateria do notebook através de configurações, além de relatórios de desempenho do acessório para versões que vão do Windows 7 ao Windows 10.
Para acessar o PowerCfg e começar a otimizar a bateria do seu notebook, primeiro você precisa acessar o Prompt de Comando como administrador. No Windows 8, 8.1 e 10, você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse no botão do menu Iniciar no canto inferior esquerdo da tela e, logo depois, selecionar a opção "Prompt de Comando (Admin)".
O PowerCfg é uma ferramenta de Prompt de Comando, por isso é preciso acessar o Prompt como administrador para poder utilizá-la (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)
No Windows 7, basta localizar o ícone do Prompt de Comando no menu Iniciar, clicar com o botão direito do mouse sobre ele e selecionar a opção "Executar como Administrador".
Visualize os estados de suspensão suportados
Para começar, uma boa pedida é usar o PowerCfg para visualizar quais estados de suspensão o seu computador suporta. Para isso, digite o seguinte no Prompt de Comando:
powercfg /a
Saber dessa lista o fará compreender como seu computador se comporta em situações específicas, dependendo do plano de energia selecionado ou criado por você. O mais interessante desses modos é, sem dúvidas, o "Em Espera (Conectado)", que no Windows 8.1 foi renomeado para "InstantGo". Caso sua máquina ofereça suporte a ele, procure ativá-lo para que ele ofereça uma experiência semelhante a de smartphones e tablets, que permanecem num estado leve de "hibernação", entrando na ativa instantaneamente a partir de qualquer comando seu.
A lista de estados de suspensão suportados pelo notebook dão uma ideia do comportamento do computador dependendo do plano de energia selecionado (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)
Controle os dispositivos e alarmes que podem ligar seu notebook
Outra coisa interessante que o PowerCfg permite visualizar é a lista de quais ações ou dispositivos têm permissão para ligar o seu notebook. Sim, se você não sabia, tem como configurar o Windows para ligar o computador, por exemplo, assim que você mexer o mouse, sem precisar apertar o botão "Liga/Desliga".
Além disso, a ferramenta lista quais aplicativos definiram alarmes para fazer seu computador ligar em horários específicos, o que, se você não se lembrar, pode acabar se tornando uma dor de cabeça - e se traduzir em desperdício de bateria.
Se você estiver passando por esse problema, basta digitar o seguinte comando no Prompt:
powercfg -devicequery wake_armed
Com a lista em mãos, você pode ir atrás desses dispositivos e programas para desabilitá-los e, dessa forma, poupar a bateria do seu notebook.
O PowerCfg também ajuda a decidir quais dispositivos ou programas podem continuar ligando o computador automaticamente (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)
Gere relatórios de eficiência de energia
O PowerCfg também pode gerar relatórios de energia para você avaliar o que está funcionando bem ou drenando a bateria do seu notebook de maneira excessiva. Para isso, basta digitar o seguinte comando no Prompt:
powercfg /energy
Feito isso, a ferramenta irá observar o uso do seu notebook por um minuto e gerar um relatório em HTML com informações de quão eficiente é o seu sistema atualmente. Mas não é só isso!